TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Arquitetura E Urb. - Ouro Preto

Pesquisas Acadêmicas: História Da Arquitetura E Urb. - Ouro Preto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 4

Ouro Preto é uma cidade arquitetonicamente e historicamente importante para o país,tanto que dia 5 de setembro de 1980 foi tombada como 'Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade',pela UNESCO.

Inicialmente ela era uma vila,chamada vila rica, e foi originada por conta da descoberta das minas quando os holandeses começaram a plantar cana de açúcar e a vender muito mais que o Brasil, por conta dos preços mais baixos e a melhor qualidade. Então precisava-se encontra uma outra "fonte de renda" e foi nesse contexto que os bandeirantes começaram a encontrar as minas,ponto crucial para o surgimento das cidades mineiras. Pois de uma hora para outra as pessoas começaram a migrar para as regiões auríferas, esperando enriquecer rapidamente, o que não era exatamente assim pois o ouro requeria um gasto muito alto em mão-de-obra, equipamentos e terreno. Somente os grandes proprietários rurais conseguiram investir nesse mercado,que pós investimento, era muito lucrativo. Por conta disso houve mudanças no país inteiro,tanto que a capital Brasil passou a ser no Rio de Janeiro por ficar mais próximo das regiões onde foi encontrado o ouro.

O arraial do Padre Faria, fundado pelo bandeirante Antônio Dias de Oliveira e o próprio padre,aos poucos,com a junção dos arraiais pelas outras habitações que foram se instalando próximas as já existentes no sentido linear, gerando um "caminho-tronco" com edificações de um lado e do outro da rua(dando início a primeira "malha urbana"), o arraial foi elevado a categoria de vila (chamada vila rica). Em 1720 foi escolhida pra ser capital de Minas Gerais. Após a independência recebeu o título de imperial cidade,cujo nome foi Ouro Preto por conta da camada de óxido de ferro que tornava o ouro mais escuro. Em 1897 perde o posto de capital para Belo Horizonte por não apresentar alternativas viáveis ao desenvolvimento físico urbano.

O traçado original de ouro preto é irregular, de vias sinuosas, extensas, paralelas ou diagonais às curvas de níveis do terreno,que são muitas pelo fato de está situada em um terreno extremamente montanhoso e acidentado, que só mesmo a febre aurífera para fazer um terreno desse tipo ser escolhido para cidade. Possui uma grande presença de igrejas e para elas foram escolhidos os melhores sítios ,os mais altos, para ter melhor visibilidade do edifício de vários pontos da cidade. E também foram espalhadas por todo o tecido montanhoso e funcionam como ponto de referência. Independente da direção do traçado que o observador se encontra vão ter eixos que de visualização de alguma das igrejas. Funcionando muitas vezes como pontos de fuga literal,onde as ruas se desenvolvem seguindo de encontro a elas (no fim das ruas).

Uma vez que a primeira via estruturante do aglomerado urbano (caminho-tronco) é completamente ocupada começa o desenvolvimento de outras ruas paralelas,que sentem a necessidade de se ligarem,criando assim as primeiras vias travessas, perpendiculares a elas. E por fim,outra longitudinal mais próxima do fundo do vale, e as restantes longitudinais a uma cota superior. Mas isso não acontecia de forma pensada,projetada,acontecia naturalmente,o que gerou seu traçado extremamente irregular.

Como a maioria das cidades brasileiras, no traçado urbano de ouro preto pode-se observar que as igrejas chegaram tão rapidamente quanto as casas e de acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com