TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ouro Preto

Exames: Ouro Preto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 6

A importância dos objetos de arte que compõem a atual exposição chama a atenção

também por sua autoria. Ali estão obras de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), Francisco

Vieira Servas, Francisco Xavier de Brito, Manoel da Costa Athaide, João Nepomuceno,

Armand Julien Pallière, dentre outros.

Merecem particular atenção coleções como a de partituras levantadas por Francisco

Curt Lange, pesquisador que descobriu um século de musicalidade que era ignorada

pelos especialistas brasileiros e os processos judiciais referentes às ações que tiveram curso

nos séculos XVIII e XIX, altamente reveladores sobre o núcleo urbano mineiro nos séculos XVIII e XIX.

O núcleo inicial do acervo do Museu da Inconfidência procedeu de três fontes principais: Museu Arquidiocesano de Mariana, Museu Vicente Racioppi e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A partir daí ele foi se ampliando por meio de compras e doações.

Visitar o museu da Inconfidência é entender melhor a importância do movimento, a importância de Tiradentes e de todos os inconfidentes, no local é possível visualizar a carta que condenou Tiradentes a Forca, a cruz carregada por ele e toda a barbárie que foi cometida! Além de visualizar vários móveis de época, quadros, e dezenas de objetos expressivos da época!

A pintura de Nossa Senhora dos Anjos, de Mestre Ataíde, feita no teto da nave da Igreja de São Francisco de Assis foi feita diretamente no teto da nave da igreja e levou cerca de 10 anos para ser concluída, tendo dimensões de 15,10 m x 7,70 m e está a, aproximadamente, 12 m do chão.

Nota-se que Nossa Senhora dos Anjos foi representada com olhos castanhos; com cabelos mais crespos; com o nariz um pouco maior; e com um lábios mais grossos, ou seja, ela tem características de mulatos, diferentemente das outras santas, que possuem cabelos e olhos mais claros, lábios mais finos, etc.

Participação de Aleijadinho e Mestre Ataíde na construção da Igreja

Aleijadinho contribui com as esculturas e Mestre Ataíde com as pinturas. Essa riqueza de técnicas e detalhes utilizadas pelos artistas faziam com que as pessoas fossem atraídas para as igrejas barrocas. Ataíde, além de pintar a Nossa Senhora dos Anjos, pintou os painéis laterais da capela principal em forma de azulejos (que são policromos, ou seja, possuem uma policromia – conjunto de cores utilizadas para realizar um trabalho artístico –, e têm a sua cena central em azul), narrando os acontecimentos da vida de Abraão; alguns quadros e, também, as armas do arco cruzeiro da construção. Há a comprovação de que Aleijadinho construiu as seguintes obras da Igreja de São Francisco de Assis: os Púlpitos (1772-73); o Barrete da Capela-Mor (1773-74); o Risco da Portada (1774-75); o Risco da Tribuna do Altar-Mor (1778-79); e o Retábulo da Capela-Mor (1790-91).

2.2.1. Aleijadinho

Escultor, entalhador e arquiteto mineiro da arte barroca, considerado o maior escultor do período barroco.

Um dos maiores representantes das artes pláticas brasileira.

Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) nasceu em Vila Rica no ano de 1730 (não há registros oficiais sobre esta data). Era filho de uma escrava com um mestre-de-obras português. Iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho de seu pai que também era entalhador.

Por volta de 40 anos de idade, começa a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações. Não se sabe exatamente qual foi a doença, mas provavelmente pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática. Aos poucos, foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar. Demonstra um esforço fora do comum para continuar com sua arte. Mesmo com todas as limitações, continua trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais.

Na fase anterior a doença, suas obras são marcadas pelo equilíbrio, harmonia e serenidade. São desta época a Igreja São Francisco de Assis, Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões (as duas na cidade de Ouro Preto).

Profeta Daniel (pedra sabão), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas-MG)

Já com a doença, Aleijadinho começa a dar um tom mais expressionista às suas obras de arte. É deste período o conjunto de esculturas Os Passos da Paixão e Os Doze Profetas, da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com