TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OURO PRETO

Resenha: OURO PRETO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Resenha  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

OURO PRETO

Ouro Preto nasceu sob o nome de Vila Rica, como resultado da colonização do interior brasileiro, que ocorreu no final do século XVII. Em 1698, saindo de Taubaté - São Paulo, chefiada por Antônio Dias descortina o Itacolomi do alto da Serra do Ouro Preto, onde implanta a capela de São João. Ali, tem início o povoamento intenso do Vale do Tripui que trinta anos depois já possuía perto de 40 mil pessoas em mineração desordenada e sob a corrida pelo ouro de aluvião. Em 1711, dá-se o conflito, luta pela conquista de terras entre paulistas, portugueses e baianos. O Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida, luta para implantar em Vila Rica a cobrança do quinto, devido à Coroa e assumir o comando do território. Vila Rica cresce e exaure-se o ouro, mas cria uma civilização, com esplendor nas artes, nas letras e na política.

A Inconfidência Mineira é o apogeu do pensamento político e faz mártires entre padres, militares, poetas e servidores públicos, liderados por Tiradentes.

Com a Independência, recebe o nome de Ouro Preto e torna-se a capital de Minas até 1897. É instituída a Patrimônio da Memória Nacional a partir de 1933 e tombada pelo IPHAN em 1938. Em 1980 é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO.

Há treze distritos municipios cujas: Amarantina, Antônio Pereira,Cachoeira do Campo, Engenheiro Correia, Glaura, Lavras Novas,Miguel Burnier, Santa Rita de Ouro Preto, Santo Antônio do Leite,Santo Antônio do Salto, São Bartolomeu e Rodrigo Silva, além da sede.

A população total da Região Metropolitana, segundo dados oficiais do IBGE/2014, é de 73.700 milhões de habitantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com