TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História De Campo Grande

Artigos Científicos: História De Campo Grande. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 3

Sua história.

Em 1870, durante a guerra da tríplice aliança, chegam em Minas Gerais os primeiros dados sobre o sertão em Mato Grosso : os campos de vacaria tinham excelentes terras para a lavoura e a pecuária.

As notícias estimulam José Antônio Pereira, ao sair de Monte Alegre, no Triângulo Mineiro, a atravessar rios , transpor cerrados e chegar em 21 de junho de 1872 às terras férteis da Serra De Maracaju. Na região do Mato Grosso, na confluência de dois córregos, que mais tarde seriam denominados Prosa e Segredo, no local onde hoje está localizado o par-que horto-florestal, o mineiro construiu o seu rancho. Próximo dali ficava a trilha de boiadeiros que cruzava a região de Camapuã ao norte e Nioaque ao sul. Inicialmente, o arraial se denominou Santo Antônio de Campo Grande. A posição estratégica, de passa-gem obrigatória para quem fosse ao ex-tremo sul da Província ou ao Triângulo , atraía novos desbravadores. Em 26 de agosto de 1899, a vila é elevada à categoria de município. Já no século XX , o desenvol-vimento gradativo da região como produtora de gado ganha novos im-pulsos com a decisão do exército de localizar no município o Quartel-General das forças armadas de Mato Grosso e a construção da estrada de ferro Noroeste do Brasil, ligando as duas bacias fluviais do Paraná e do Para-guai e Bolívia.

A divisão do estado.

Durante a revolução constitucionalista em 1932, Campo Grande alia-se a São Paulo, enquanto a capital do estado, Cuiabá, continuava legalista. Campo Grande torna-se a capital do Mato Grosso civil, concretizando o anseio de um povo já manifestado desde o início do século: o sul independente do norte.

A vitória das forças legalistas frustra a campanha divisionista , retorna em 1958 e só se concretiza em 1977 com a divisão do então Mato Grosso e a criação do estado do Mato Grosso do Sul e Campo Grande torna-se a capital em 1979.

Sua economia e geografia.

Em Campo Grande a cidade morena , percebe-se o verde e a terra vermelha em todos os cantos. No horizonte um pôr-do-sol único; nos quintais das casas, mangueiras , ingazeiras e tamarineiras; as ruas largas, arborizadas e, ao redor, cerrados, pasto, gado e lavouras. Está localizada geograficamente na porção central de Mato Grosso do Sul, em uma área de 8.477 km² , que representa 2,4% da área total do es-tado, a uma altitude de 540 m acima do nível do mar. Dois distritos fazem parte do município: Anhanduí e Rochedinho, com distância da sede de 55 e 33 km, respectivamente. O clima predominante é o tipo tropical chuvoso de savana, caracterizado por má distribuição das chuvas com ocorrência bem definida de um período seco, durante os me-ses mais frios do ano, e um período chuvoso , durante os meses de verão. A temperatura média no inverno é de 18,6°C e no verão de 28,7°C.

Idicadores sócio-econômicos.

Campo Grande é a cidade mais populosa do estado , com 547.984 mil habitantes. A condição de capital fez com que houvesse um aumento bastante expressivo da população urbana, sem que a cidade, no en-tanto, perdesse o seu jeito rural de ser. A densidade demográfica ainda é baixa : de 16,51 hab/km² em 1970

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com