TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História E Arquitetura De São Luís

Exames: História E Arquitetura De São Luís. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 6

História e Arquitetura de São Luís

São Luís é a capital do estado do Maranhão. Apesar de fundada pelos franceses, foram os portugueses que deixaram na ilha uma genuína cidade colonial lusa, adptada às condições de vida dos trópicos. O seu Centro Histórico, que guarda os testemunhos dessa época, foi incluído na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO por suas características únicas e excepcionais. Fundada em 1612 pelos franceses em sua empreitada colonizadora na América do Sul, São Luís foi, apenas três anos mais tarde, tomada por Portugal. A ocupação holandesa nos anos 1600 também durou 3 anos, até ser restaurado o domínio português. No século 19 São Luís havia se tornado a quarta maior cidade do Brasil e abrigava a terceira maior população negra do país. Os quatros séculos de presença lusa deixaram, ao lado das ladeiras e ruas estreitas calçadas de pedras pé-de-moleque e paralelepípedos, um fabuloso conjunto de centenas de edifícios - solares, sobrados e outras construções - que hoje formam um centro histórico cuja arquitetura preserva a história da capital maranhense. Marca registrada de São Luís, os belos azulejos que revestem as fachadas dos casarões renderam-na o apelido de "cidade dos palácios de porcelana". Outrora utilizados apenas como decoração interior, no Maranhão os azulejos passaram para o lado de fora, onde além de proteger da umidade, refletem o sol intenso dos trópicos e ajudam a conservar mais fresco o interior dos edifícios. Uma original adaptação dos hábitos europeus aos trópicos, o que torna São Luís uma cidade ainda mais única. Para além da pedra-e-cal, São Luís guarda também muitas tradições e lendas. Nascida do mar e das navegações, a capital preserva modelos e técnicas de construção de embarcações que só são encontradas ali. Festas populares, como o fascinante Bumba-meu-boi e o Tambor de Crioula, misturam costumes medievais portugueses e tradições africanas e indígenas e seguem vivas e presentes na cultura do povo ludovicense - nome dado aos naturais de São Luís. A cidade tem cerca de 1 milhão de habitantes.

S. Luís ocupa uma pequena parte da grande Ilha de São Luís, onde também ficam outras cidades como São José do Ribamar. A cidade situa-se no encontro entre os rios Bacanga e Anil. O Anil divide a cidade em duas: ao norte fica a parte nova, onde há vários hotéis, praias e restaurantes. Esse lado é ligado à parte mais antiga por duas longas pontes.

Como fica a apenas 2,5 graus da linha do equador, faz calor o ano todo na cidade. O verão, que vai de julho a dezembro, é quente e seco. O "inverno" dura de janeiro a junho e é chuvoso.

O Centro Histórico de São Luís compreende uma área de 220 hectares de extensão em São Luís, capital do Maranhão. Cerca de 3000 imóveis estão tombados pelo patrimônio histórico estadual, e 1400 pelo IPHAN. Parte desse sítio foi declarado Patrimônio Mundial em 1997, por seu conjunto arquitetônico colonial português adaptado ao clima do local. A principal característica arquitetônica do centro histórico é mesmo a preocupação com o clima, quente e úmido. Entre as soluções, estava o uso de azulejos na impermeabilização das fachadas de taipa. As plantas são em "L" ou em "U", com grandes telhados e venezianas. Os prédios arquitetônicos constituem sobrados, casas térreas e solares. Os sobrados possuem até quatro pavimentos, sendo o térreo loja comercial e os outros pisos residências. Os solares, sobrados suntuosos, possuem muitos detalhes refinados, e as casas térreas, por fim, passíveis de várias classificações (por exemplo, morada inteira:porta com duas janelas de cada lado; meia morada: porta lateral e duas janelas). Entre as edificações históricas a serem destacadas, encontram-se o Palácio dos Leões(sede do governo do estado), o Palácio de La Ravardière (sede da prefeitura), a Catedral de São Luís, o Palácio Episcopal, o Convento do Carmo, o Convento das Mercês, a Casa das Tulhas, as igrejas do Rosário e do Desterro, a Casa das Minas, das Fontes e das Pedras, o Teatro Artur Azevedo e muitos outros.

Arquitetura

Nada de igrejas suntuosas repletas de detalhes em ouro e imponentes construções militares ou públicas. O patrimônio arquitetônico de São Luís destaca-se pela uniformidade, pela beleza simples e regular das casas que constituem seu centro histórico. Construídos pelos senhores que comandavam a produção de algodão na região, os solares e sobrados são marcas vivas do apogeu econômico da cidade.

Os estabelecimentos comerciais funcionavam no térreo dos sobrados.

Praia Grande: bairro mais antigo e tradicional da cidade.

As escadas levam aos pavimentos de cima, onde ficam os cômodos da casa. Muitas têm portas em pedra de cantaria e sacadas em pedra de lioz. Os sobrados, com até quatro pavimentos, tinham dupla função: no térreo funcionava o comércio e, nos andares superiores, as acomodações.

Museu Histótico e Artístico - os senhores guardavam suas carruagens em pátios como este.

Alguns possuem mirantes e porão (um belo estudo sobre os detalhes das típicas construções de São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com