TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Geral

Monografias: História Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  4.803 Palavras (20 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 20

1. Discorra sobre a Pré-História destacando as principais características dos períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.

Na idade da Pedra Lascada ou paleolítica, o homem era nômade, vivia da caça, pesca e coleta. Passaram a lascar as pedras e usá-las como instrumentos de trabalho, a produzir e conservar o fogo. Também aprenderam a produzir facas, pontas de flechas e lanças, usando pedras como matéria prima.

Na idade da pedra polida ou Neolítica, o homem acelerou a evolução técnica, mudando a sua organização de vida. Descobriu a agricultura, abandou a vida nômade e tornou-se sedentário. Domesticou animais, criando rebanhos de cabras, carneiros, bois e cavalos. Não dependia mais apenas da caça e da pesca e da coleta de frutos, passou a viver em grupos.

Aprendeu a usar a roda, e a polir a pedra e ossos dos dentes de animais. Inventou a cerâmica, começou a tecer a lã dos animais que serviam para se proteger contra o frio. Neste período desenvolveu um tipo de religiosidade realizando culto aos mortos.

Na idade dos metais, as mudanças ocorridas na forma de trabalho das outras épocas, foi o aprimoramento das técnicas de produção, a fabricação do ferro, permitindo a produção de armas mais poderosas, que foram usadas em guerras pela conquista de outros grupos. Nesta fase, substituíram os objetos e ferramentas de pedras e ossos por metal (cobre e bronze). Houve um grande crescimento da população, desenvolvendo pequenas comunidades e posteriormente as cidades.

2.Os historiadores convencionais dividiram a história em períodos conhecidos como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Escreva sobre a duração de cada um dos períodos e sobre suas principais características relacionadas à religião, à política e à sociedade.

No decorrer da História, as eras históricas são divididas em quatro grandes períodos: Idade Antiga, que vai do surgimento da escrita até a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C.; a religião era Politeísta pois acreditavam em vários deuses, e panteísta pois consideravam sol, pedra, árvores como deuses.

A Idade Média, que vai da queda do Império Romano até a queda de Constantinopla, em 1453; na época da idade média, todos os países da Europa eram cristãos, e tinham como chefe o papa.

Tendo isso como uma base, os homens e mulheres, tiveram então o sentimento de pertencer a um mesmo grupo de instituições, de crenças e hábitos, isso é a cristandade. A igreja católica dominava o cenário religioso daquela época, acreditava-se em apenas um só Deus, que para os cristãos, era o comandante e um juiz severo, um pouco distante.

Para ser visto como um bom cristão tinha que cumprir uma serie de obrigações, como rezar todos os dias e também comungar.

Idade Moderna, que vai da queda de Constantinopla até a Revolução Francesa, em 1789; a religião predominante era a da igreja católica romana que não dava espaço para outras religiões.

Neste período é notável o papel religioso na sociedade, a igreja tinha grande influência política sobre muitos países, que nesta época tinham formato de monarquia.

Já Idade Contemporânea, que vai da Revolução Francesa até os dias atuais.

Na Idade se tem valorização da razão, os fenômenos naturais antes explicados pela Igreja com base em um certo misticismo, passam a não mais serem aceitos pela sociedade de forma tão passiva, necessitando de explicações baseadas na razão e na Ciência. Diante disso, a Igreja e o Cristianismo perderam o seu poder de forma significativa.

Percebemos que nos atuais há uma igualdade entre as religiões, e um crescimento no número de adeptos de religiões antes não muito populares como o Evangelismo e o Espiritismo. No em tanto, à medida que a igualdade entre elas cresce em contrapartida a intolerância religiosa também vem aumentando.

O modo de vida hoje é cada vez mais alucinado imposto pela sociedade capitalista, onde os valores éticos e morais estão se perdendo, muitos vêem na religião um refúgio, uma forma de tentar conservar tais princípios.

Enfim, a religião está sendo banalizada. Ao invés de ser um meio para tentar se aproximar de Deus (o seu real propósito), está se tornando em alguns casos, uma forma de entretenimento, em outros, um negócio, onde cada um monta a sua igreja de acordo com suas vontades. E nos dias atuais estão aumentando os escândalos envolvendo líderes religiosos.

Hoje o indivíduo é livre, para buscar a religião que acredita ser aquilo que procura e que lhe faz bem.

3.Que contribuições os antigos egípcios deixaram para a humanidade nos campos da economia, política, ciência, cultura e religião?

A sociedade egípcia era hierárquica, a autoridade máxima era o faraó, governava o país juntamente com os sacerdotes, militares e escribas. Os escravos também compunham a sociedade egípcia, nada recebiam pelo seu trabalho, apenas comida e água.

A economia egípcia baseava-se principalmente na agricultura, realizada as margens férteis do rio Nilo. Os egípcios praticavam o comércio de mercadorias e artesanatos. Dedicavam-se a pecuária, a criação de porcos, cabras e bois. Usavam o papiro para fabricar o papel, cordas, cestas e sandálias. A tecelagem, a caça e a pesca também eram atividades bastante desenvolvidas. Exportava cereais, vinhos, óleos vegetais, papiro e móveis. Importavam pedras preciosas, marfim, perfumes e madeira. Nesta época era comum usar o sistema de troca entre os produtos, sem a utilização do dinheiro.

A religião egípcia era politeísta, influenciavam diversos setores da comunidade. Acreditavam que os deuses tinham poder de interferir diretamente nos fenômenos da natureza, na imortalidade da alma, no juízo final e na reencarnação, por isso usavam a prática de mumificação.

A escrita egípcia foi muito importante para o desenvolvimento da sociedade, permitindo a divulgação de ideias, facilitando a comunicação e o controle de impostos. Existiam duas formas de escrita: a demótica e a hieroglífica (formada por desenhos e símbolos).

Na área das ciências desenvolveram conhecimentos em matemática, usados na construção das pirâmides e templos. Na medicina, desenvolveram as técnicas de mumificação aprofundando os conhecimentos sobre o corpo humano.

4.Quais eram as propostas e os objetivos dos atenienses e dos espartanos no campo da educação?

Esparta era uma cidade-estado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com