TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Geral

Exames: História Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  2.373 Palavras (10 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 10

HISTÓRIA GERAL

UNIDADE 1

PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1.Quais foram as mudanças ocorridas na forma de trabalho no decorrer da Pré-História em seus três períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais?

Paleolítico - Durante essa época, o homem vivia da caça, pesca e coleta. Sua organização social era simples e o local de moradia e refúgio mais usado eram as cavernas. Passaram a lascar as pedras e usá-las como instrumentos de trabalho, a produzir e conservar o fogo. Também aprenderam a produzir facas, pontas de flechas e lanças, usando pedra como matéria-prima. Com o passar do tempo, as técnicas de caça evoluíram e as vestimentas de pele, importante para enfrentar o intenso frio, passaram a ser confeccionadas com ajuda de agulhas feitas de ossos.

Neolítico- Com o descobrimento da agricultura o homem abandonou a vida nômade e se tornou sedentário (residência fixa). Domesticou animais e começou a criar rebanhos de cabras, carneiros, bois e cavalos. Assim, já não dependia tanto da caça, da pesca e da coleta de frutos. Neste momento os homens começaram a viver em grupos. Dessa forma surgiram as primeiras tribos. O homem começou a viver em sociedade, junto com outros homens. Uma das grandes descobertas deste período foi que o homem aprendeu a usar a roda, e a polir a pedra e os ossos dos animais que caçava para produzir facas, anzóis e machados. Além disso, inventou a cerâmica. Percebeu que, cozinhando a terra, conseguia fabricar vasos e vasilhas para guardar água e armazenar o que sobrava daquilo que ele colhia. O homem começou a tecer a lã dos animais e algumas fibras vegetais, produzindo os primeiros tecidos, que serviam para aquecer contra o frio. Neste período desenvolveu-se o culto aos mortos e apareceram os primeiros monumentos funerários.

Idades dos metais - Com a descoberta e o aprimoramento da técnica de fundição, os instrumentos de trabalho foram se tornando cada vez mais eficientes, permitindo o desenvolvimento de técnicas agrícolas. A fabricação do ferro permitiu a produção de armas mais poderosas, que foram sendo usadas em guerras pela conquista de outros grupos. Nesta fase, grupos humanos substituíram os objetos e ferramentas que eram feitos com pedras e ossos por metal. Nesse período, o crescimento da população é visível em algumas regiões do planeta. As pequenas comunidades se desenvolveram e sobreporem sobre grandes extensões de terra e outros grupos. Neste momento desenvolveram-se a vida em comunidades e posteriormente as cidades.

2. Analise a contribuição dos egípcios para o campo da economia, política, ciência, cultura e religião e faça uma síntese com suas próprias palavras.

A sociedade do Egito se formou e se desenvolveu graças ao regime de enchentes anuais do Nilo que inundavam e fertilizavam com seu fertilizante orgânico as margens do rio.

A sociedade Egípcia era hierárquica e de limitada mobilidade social. No alto da pirâmide, estava o faraó, autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus vivo na Terra. Sacerdotes, militares e escribas também ganharam importância na sociedade. Essas categorias sociais eram sustentadas pelos impostos pagos pelos camponeses, artesãos e pequenos comerciantes. Os escravos também compunham a sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em guerras. Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho, apenas água e comida.

A economia egípcia baseava-se principalmente na agricultura, os egípcios também praticavam o comercio de mercadorias e artesanato. Dedicavam-se também a pecuária, a criação de porcos, cabras e bois. Usavam o papiro para fabricar papel, cordas; cestas e sandálias. A tecelagem era bastante desenvolvida, pois os egípcios eram mestres na arte de tecer. A caça e a pesca também eram atividades econômicas importantes.

Os egípcios exportavam cereais, vinhos, óleos vegetais, papiro e móveis. Importavam pedras preciosas, marfim, perfumes e madeira. Era comum usar o sistema de trocas entre os produtos, sem a utilização da moeda.

A religião egípcia influenciava os mais diversos setores da sociedade. Estas divindades possuíam alguns poderes acima da capacidade humana. As cidades do Egito Antigo, geralmente, possuíam uma divindade protetora. Era comum a realização de oferendas e festas em homenagem aos deuses para garantir proteção nas guerras, colheitas e em outros momentos de sua vida. Acreditavam na imortalidade da alma, no juízo final e na reencarnação.

3. Qual era a proposta e os objetivos educativos dos atenienses e dos espartanos?

Esparta: A criança ficava com a mãe até os 7 anos de idade. Depois, permanecia sob o cuidado do Estado até chegar aos 60 anos. Até os 18 anos, os meninos espartanos aprendiam a ler e a escrever. Eles tinham de fazer muitos exercícios físicos, além de sofrer muitos castigos, para se tornarem bons soldados. Dos 18 aos 30 anos, dedicavam se exclusivamente ao exército. Depois entravam na Assembléia, onde participavam das decisões do governo. Somente depois dos 60 anos é que podiam virar magistrados e ocupar cargos públicos.

A educação das meninas era semelhante aos meninos em casa. Aprendiam a ler e a escrever e faziam muitos exercícios físicos para se tornarem mães de soldados perfeitos.

Atenas: Ao contrário do que ocorria em Esparta, às escolas atenienses eram particulares: as escolas públicas não existiam. Aos 7 anos, os meninos cujos pais podiam pagar uma escola começavam a frequentar o ginásio, acompanhados de um escravo chamado pedagogo. Ao completar os 18 anos, registravam-se no demos e prestavam o serviço militar obrigatório. Aos 20 anos, tornavam-se cidadãos.

As mulheres ficavam em casa, tecendo, e não recebiam nenhum tipo de educação. Eram totalmente excluídas da vida política da cidade e não participavam das reuniões sociais e dos entretenimentos públicos, reservados exclusivamente para os homens.

4. Localize no texto as principais heranças deixadas pelos romanos à nossa cultura e registre.

Dos romanos, herdamos uma série de características, como o direito romano, presente atualmente na cultura ocidental, assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.

5. Compare a política romana do “Pão e Circo” com nossa política e cultura atuais e suas intencionalidades.

A política atual de nosso país é como a de Roma, os políticos pensam que ajudando com um pouco de dinheiro em bolsa família ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com