TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HRMS - hospital Regional de Mato grosso do sul

Por:   •  29/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.952 Palavras (20 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 20

  1. APRESENTAÇÃO

              Inaugurado em 1997, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul - HRMS é um hospital público estadual, vinculado a Fundação Serviços de Saúde e tem como missão ser uma instituição de referência estadual, prestando assistência médico-hospitalar humanizada através do Sistema Único de Saúde - SUS, promovendo saúde à comunidade em geral e valorizando o desenvolvimento de seu potencial humano.

              Desde a sua inauguração, vem sendo equipado com os mais modernos aparelhos existentes no mercado e foram contratados recursos humanos para atendimento em 45 especialidades médicas, fisioterapia, psicologia, nutrição e os demais recursos humanos necessários ao bom funcionamento de uma unidade hospitalar de média e alta complexidade.

              O Hospital conta com profissionais de saúde e administrativos qualificados, com capacidade atual de 320 leitos, atendendo 100% SUS.

               Teve seu início no dia 21/08/1997 pelo Governador Wilson Barbosa Martins; Ministro da Saúde Dr. Carlos César de Albuquerque; Secretário de Saúde Nelson Barbosa Tavares; secretário de Obras Dr. Evandro Faustino Dias; Diretor Geral Dr. Dioscoro Gomes Filho.

               Sendo ativado pelo Governador José Orcírio Miranda dos Santos; Secretário de Saúde do Estado Isaías Pereira da Costa; Secretário de Habitação e Infraestrutura do Estado Pedro Luiz Teruel; Diretor Geral Ascenço.

               Tendo a Unidade de Terapia Intensiva Adulta e Neonatal e Sala de Quimioterapia inaugurada pelo Governador André Puccinelli em 2009.

1.1 MISSÃO

               “Ser uma instituição pública de atenção hospitalar voltada para a prestação de serviços referenciados em média e alta complexidade, baseados na valorização do ser humano, com formação de profissionais almejando a consecução objetiva, ética e responsável da promoção à saúde”.

1.2 VISÃO

               “Tornar-se, em médio prazo, excelência em média e alta complexidade com sustentabilidade e resolutividade integrada à formação de profissionais da saúde”.

1.3 VALORES

Profissionais altamente comprometidos com a integralidade do atendimento aos clientes e com a instituição;

Transparência na gestão de pessoas e recursos;

Responsabilidade, humanização e ética nas ações.

  1. ESTRUTURA  FÍSICA DO HRMS

Nome Empresarial: Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul – SAUDE - MS

CNPJ: 04228734/0001-83

Título do Estabelecimento (Nome de Fantasia): Hospital Regional de Mato Grosso do Sul

Esfera Administrativa: Estadual

Endereço: Av. Engenheiro Luthero Lopes, 36 Aero Rancho V CEP:79084-180 Estado: Mato Grosso do Sul Telefone: (0**67)3378-250

Construção em Alvenaria com Área Total: 32.000m2

N° de Pavimentos: 10

Ano de Inauguração: 1997

Número de Leitos: 320

Número de Especialidades Médicas: 45

  1. LINHAS DE CUIDADOS:

                                                                

           Cardiovascular

           Clínica Cirúrgica

           Clinica Médica

           Materno-Infantil

           Nefro-Urológica

           Oncológica

           Paciente Crítico

3.1 Títulos

Hospital de  Ensino

Hospital Amigo da Criança 

Colaborador do Programa Hospital Sentinela

3.2 Gestão – HRMS

      Diretoria Administrativa e Financeira

         Diretoria Clínica

      Diretoria de Enfermagem

      Diretoria de Ensino, Pesquisa e Qualidade Institucional

      Diretoria Geral/Presidência da FUNSAU

      Diretoria Técnica Assistencial

      Hospital Regional de Mato Grosso do Sul

      Procuradoria Jurídica

  1. REFERÊNCIA NOS ATENDIMENTOS:

         Serviços referenciados para Estado, Município e SAMU (Serviço de

         atendimento médico e de Urgência;

         Atendimento Ambulatorial e Hospitalar de média e alta complexidade;

         Assistência de alta complexidade em Nefrologia;

         Assistência ao portador de Obesidade Grave;

         Cuidados Intermediários Neonatais;

         Oncologia Pediátrica;

         Cirurgia Cardiovascular, procedimentos de Cardiologia intervencionista

         e assistência de alta complexidade;

         Alta complexidade em Terapia Nutricional;

5. ASPECTOS EXTERNOS

5.1 Instituições Vizinhas: Parque Ayrton Senna, Banco do Brasil, Supermercado Comper, Terminal de ônibus Aero Rancho, Unidade Prática de Atendimento ao Cidadão, Posto de Gasolina, Centro de Proteção á Criança e ao Adolescente, lotéricas, Condomínio Residencial, Farmácia, Bares e Restaurantes, comércio em geral.

5.2 O trânsito: Com boa fluidez. Avenidas que dão acesso ao HRMS são: Avenida Gunter Hans, Avenida Engenheiro Lutero Lopes, Avenida Tirson de Almeida, Avenida Arquiteto Vila nova Antigas. Para chegar até o HRMS pode-se usar vários meios de transporte como, por exemplo: carro, moto, bicicleta, ônibus, helicóptero, ou até mesmo a pé.

5.3 O prédio: possui subsolo, térreo, e oito andares, janelas amplas e protegidas com grades, parede externa de coloração vermelha e bege possui quatro entradas independentes e duas portarias: a principal e a dos fundos.

5.4 Entrada principal: Acesso pela Avenida Engenheiro Lutero Lopes, possui placa de identificação, “Porta de vidro”, automática medindo 2m 41 cm, dando acesso a guichês de recepção para marcação de consultas e/ou solicitação de internação, com atendimento das 06h30minh ás 20h, sala de espera com cadeiras almofadadas capacidade para 50 pessoas, um televisor,  portaria, corredores, rampa, escadas, elevadores, Auditório Bálsamo, Biblioteca virtual, bebedouros, banheiros, lixeiras seletivas, piso tátil e antiderrapante; possuindo estacionamento somente para embarque e desembarque com tempo de permanência de cinco minutos, bastante arborizado e com áreas de jardinagem em bom estado de conservação.

5.5 Entrada para funcionários: Acesso pela Avenida Tirson de Almeida, com porta de vidro medindo 2m, 41 cm, dando acesso ao bate-ponto, guarda volumes, vestiário, banheiros masculino e feminino, central de privativos, almoxarifado, lactário, serviço social, hemodinâmica, serviço de nutrição, cozinha, refeitório, rampa, escadas e elevadores, estacionamento para funcionários com vagas para carros e veículos de serviços diversos e estacionamento exclusivo para motos, pouco arborizado.

5.6 Entrada lateral: acesso ao Ambulatório e ao Banco de leite, com porta de vidro medindo 1m e 26 cm, grande placa de identificação, recepção, sala de espera com poucas cadeiras, e atendimento a Quimioterapia, agendamento de consultas para especialidades, sala de curativos, atendimento pediátrico, e programa de Tratamento a Obesidade Infantil (TOI), acesso aos corredores, escadas, rampa e elevadores, estacionamento amplo e bastante arborizado.

5.7 Entrada posterior: Acesso ao Pronto Atendimento Médico (PAM), com porta de vidro medindo 1m e 26 cm, totem de identificação com timbre do Governo Estadual, onde se encontram a recepção capacidade para 50 pessoas, com cadeiras almofadadas, televisor, e entrada de atendimento de Urgência e Emergência com porta basculante medindo 1m, 40 cm. Classificação de risco adulto e Infantil, Portas basculante medindo 1m, 66 cm dando acesso aos Leitos das áreas: azul, verde, amarela e vermelha. Ambas as entradas possuem atendimento humanizado e com bom acolhimento aos pacientes, seus acompanhantes e visitantes. Com estacionamento amplo e arborizado, possuindo diversas vagas para carros, e espaço exclusivo para ambulâncias e motos, vagas especiais para portadores de deficiência e Idosos e um heliporto.

  1. INFRAESTRUTURA URBANA:

               Malha viária com canalização de águas pluviais; rede de abastecimento de água; rede de esgoto; energia elétrica e iluminação pública; recolhimento de resíduos sólidos orgânicos e tratamento de resíduos sólidos urbanos.

  1. CIRCULAÇÃO INTERNA (HORIZONTAL E VERTICAL)

7.1 Elevadores: O Hospital Regional possui cinco elevadores, onde os cinco estão localizados na entrada dos funcionários no subsolo, passando pela entrada principal, indo até o oitavo andar. Sendo dois reservados para serviços, como: carrinhos da copa ou emergências; Um somente para transporte de pacientes em macas, com capacidade para onze pessoas e 770 kg sendo que algumas vezes que estiverem disponíveis são usados para transporte de visitantes. Dois elevadores sociais, com capacidade para oito pessoas e 680 kg, Um Possuem sistema de iluminação, porém com desgaste no painel de elevador. Aparentemente, apresenta boa conservação de limpeza.

7.2 Escadas: Existem dois vagões de escadas, um para acesso comum e outra para emergência, onde possuem duas portas corta-fogo uma que dando acesso do primeiro ao terceiro andar e outra dando acesso do 3 ao 8 andar com saídas de emergência, sinalização de segurança contra incêndio e Sistema de iluminação de emergência. As escadas possuem 1m48cm de largura, corrimão com 84 cm de altura. Doa limpeza, porém, pouco iluminada, possuem faixa antiderrapante. As portas de acesso aos corredores com 1m, 41 cm de largura.

7.3 Corredores: de circulação interna do prédio, dando acesso à sala gerencial, sala para depósito de roupas sujas, lixos e material de limpeza, também tem acesso à sala de serviços multidisciplinar, janelas e corredor de acesso às enfermarias. Apresenta o número do andar para indicação. Também possui extintores de emergência. A limpeza é realizada uma vez ao dia. São sinalizados com faixas nas corres vermelha, amarela preta e branca, para auxiliar a pessoa circulante encontrar o setor desejado. Com 3m, 45 cm de largura e bate-maca com 89 cm de altura, boa iluminação, conservação e higiene.

7.4 Rampa: Inicia-se no subsolo e vai até o primeiro andar, passando pelo PAM e dando acesso ao ambulatório; não possui corrimão, com 2m, 12 cm de largura, com bate-maca de 90 cm de altura, com sinalização com as faixas amarelas vermelhas, pretas e brancas para conduzir o circulante, com faixa antiderrapante somente nas laterais, próximo à parede, com boa conservação, iluminação, e higiene.

  1. ASPECTOS DA UNIDADE: ONCOLOGIA/HEMATOLOGIA

8.1 Caracterização geral da unidade: Clientela dividida em Oncologia/ 2 leitos e Hematologia/3 leitos com a maioria de pacientes em cuidados paliativos. Patologias: Neoplasias de pâncreas, útero, reto, epigástrica, e Brônquicas, prevalecendo neoplasias gastrointestinais, possui 15 enfermarias 30 leitos sendo 20 leitos ocupados e 06 leitos reservados para os pacientes que irão chegar para o tratamento oncológico. Apresentam atendimento de enfermagem 24 horas, com 5 técnicos de enfermagem e 1 enfermeiros em cada plantão, contando também com uma equipe multidisciplinar, como: fonoaudiólogos, nutricionistas, médicos, fisioterapeutas, serviço social e psicólogos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (431.1 Kb)   docx (78.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com