TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Social E Política Do Brasil

Trabalho Escolar: História Social E Política Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.641 Palavras (7 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 7

AVRITZER, Leonardo et al. IN Corrupção, história e cultura. História brasileira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

Leonardo Avritzer possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), doutorado em Sociology - New School for Social Research (1993) e pós-doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology (1998-1999) e (2003). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi representante de área da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2005-2011), professor visitante da USP (2004), da Tulane University (2008) e da Universidade de Coimbra (2009). Foi diretor da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (1997-1998) e atual presidente da Associação Brasileira de Ciência Política (2012-2014). É autor dos seguintes livros: Democracy and the public space in Latin America (2002) e A moralidade da democracia (1996) aonde por essa publicação recebeu o prêmio de melhor livro do ano (ANPOCS).

Leonardo ainda possui conhecimentos em três idiomas, aonde fala alemão razoavelmente, lê razoavelmente e também escreve razoavelmente. Possui também conhecimentos na língua inglesa aonde fala bem, lê bem e escreve razoavelmente, e ainda fala razoavelmente bem o Espanhol, lê bem, porém escreve pouco na língua citada.

O autor da obra que iremos analisar em breve já recebeu alguns prêmios ao longo de sua carreira, como por exemplo, em 2012 Leonardo Avritzer recebeu o Prêmio Capes de Tese, sendo o orientador da tese vencedora na área de Ciência Política e Relações Internacionais, CAPES. Porém, alguns anos antes, em 1997 para sermos mais precisos, Avritzer recebeu também o Prêmio Jose Albertino Rodrigues, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

Referência Bibliográfica:

http://lattes.cnpq.br/7269081571624734

O texto analisa a inelegibilidade de candidatos que foram condenados por sentença não transitada em julgado. O ponto de partida é o art. 14, §9º, da Constituição, que exige a consideração da vida pregressa do candidato para o exercício do mandato. A jurisdição do STF e do TSE se ocupou dessa questão, adotando um controle judicial fraco. Tal posi-cionamento impulsionou a aprovação da lei popular que disciplina o tema. A inelegibilidade, por ficha suja, foi considerada como uma restrição ao direito fundamental de elegibilidade e como demanda para continuação da democracia representativa.

Traz textos dos seguintes autores (em ordem alfabética): Aaron Schneider, Alberto Olvera, Alcides Freire Ramos, Aline Soares, Álvaro de Vita, André Macedo Duarte, André Marenco, Antônio César Bocheneck, Bruno Speck, Carlos Antônio Leite Brandão, Carlos Ranulfo Melo, Celi Regina Jardim Pinto, Cícero Araújo, Cláudio Beato, Cristina Zurbriggen, Enrique Peruzzotti, Evaldo Cabral de Mello, Fábio Wanderley Reis, Fátima Anastasia, Fernando Filgueiras, Francisco Gaetani, Heloisa Maria Murgel Starling, Helton Adverse, Isabel Lustosa, Jean Hébette |Jessé Souza, Joana Fontoura, João Feres Júnior, José Maurício Domingues, José Murilo de Carvalho, Juarez Guimarães, Leonardo Avritzer, Lilia Moritz Schwarcz, Luciana Santana, Luciano Raposo Figueiredo, Ludovico Feoli, Luiz Eduardo Soares, Marcela Telles Elian Lima, Marcelo Barros Gomes, Marcelo Santus Jasmin, Maria Rita Kehl, Maria Tereza Sadek, Marilena Chaui, Mário Spinelli, Marlise Matos, Myrian Sepúlveda dos Santos, Newton Bignotto, Olgária Chain Féres Matos, Ram Mandil, Raul da Silva Navegantes, Regis Moraes, Renato Janine Ribeiro, Ricardo de Melo Araújo, Rodrigo Patto Sá Motta, Rosangela Patriota, Rubem Barboza Filho, Rubens Goyatá, Sérgio Cardoso, Vânia Vieira, Venício A. de Lima e Wanderley Guilherme dos Santos.

O texto relata a histórica da corrupção no Brasil, mas foca mais no período colonial e republicano. Esse texto fala sobre politica, Sociologia e História.

Fatos Históricos:

• Em 1666 Jerônimo da Mendonça Furtado foi deposto através de decreto da Câmara de Olinda;

• A Carta Régia de 1671 proibiu aos governadores e funcionários da fazenda, justiça e guerra comerciar com lojas abertas em suas casas nem apropriar-se de fazenda alguma, nem participar da arrecadação dos contratos de impostos ou fixar os preços aos gêneros e fretes;

• Antônio Barbosa de Lima ocupou a secretaria do governo de Pernambuco entre o final do século XVII e o início do século XVIII;

• A partir da década de 1880 o Império foi assolado por questões que gerariam uma nova “agenda de acusações”, estando em primeiro plano a própria idoneidade do sistema;

• “Roubo das joias da coroa”: Acontecimento que consistiu em uma madrugada aonde um ladrão teria entrado nos aposentos do Palácio de São Cristóvão e retirado do interior de um armário todas as joias da Imperatriz Teresa Cristina e de sua filha, a princesa Isabel;

• Corrupção política: Em 1930 os revolucionários acusavam a Primeira República e seus políticos de destruidores;

• Em 1954 Getúlio Vargas foi derrubado sob a acusação de ter criado um mar de lama;

• A ditadura militar enfim chegou ao fim sob acusações de corrupção, despotismo, e desrespeito pela coisa pública;

• Ironicamente Fernando Collor foi eleito em 1989 com um dos fundamentos básicos de seu plano de carreira caçar os marajás, entretanto, foi retirado do poder por fazer exatamente aquilo que condenava;

• Em 1960 Jânio Quadros lança sua campanha eleitoral, esta que foi estruturada na ideia de acabar com toda a corrupção existente no Congresso e em todo o país na época. Logo, tamanha promessa teve resultados extraordinários e Jânio teve sua vitória.

Resumo Crítico:

O artigo fala sobre a corrupção no Brasil em vários períodos históricos: Brasil Colônia, Brasil Império, República (1954-1964) e Ditadura Militar; e explica a sua ligação com a atual situação do país.

A incidência da corrupção ao longo da formação do país e sua recorrência na vida contemporânea remetem à ideia de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com