TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Enfermagem

Seminário: História da Enfermagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

História da Enfermagem

.O termo Enfermagem foi definido como prestar assistência a pessoas incapazes de satisfazerem suas próprias necessidades de saúde... E indispensável à preservação da saúde e da vida dos seres humanos em todos os níveis, classes ou condições sociais.

A abordagem da história da Enfermagem do mundo primitivo ao mundo moderno, tem como características as relações da Enfermagem com as estruturas políticas e sociais de cada período.

Desde seus primordiais a Enfermagem vem exercendo um trabalho, em que o modelo de assistência era centrado na execução de tarefas e procedimentos rápidos e eficientes. Na sua trajetória histórica, sofreu diversas influências, que moldaram seu perfil absorvendo uma maneira mais marcante.Enfermagem no mundo

Podemos destacar o Cristianismo que contribuiu para a evolução da enfermagem. Devido a forte influência religiosa da época as igrejas contribuíram bastante nas formações de casas de caridades que visavam alem do cuidar dos doentes buscavam soluções de melhorias da saúde na época.

Em relação a enfermagem no mundo nos primeiros séculos houveram várias mudanças nas ações de cuidar, entre elas os que mais se destacam era fatores econômicos e políticos. Nessa época a atividade de cuidar era exclusiva das mulheres, que cuidavam das pessoas feridas em guerras e atingidas em epidemias ou cuidado a recém-nascida e mulheres grávidas. No geral as mulheres viúvas ou idosas eram mais indicadas para essas funções assim também como os escravos.

A enfermagem na Inglaterra foi institucionalizada, no século XIX teve sua origem determinada muito antes no seio da comunidade tribal primitiva e é expressada pelo ato de cuidar, que era um termo de garantia de conservação da sua própria espécie. A partir de sua institucionalização, seu saber era de organização sistematizado dando origem a Enfermagem moderna.

• Florence Nightingale

Nasceu na cidade de Florença na Itália. O convívio com seu pai William Edward Nightingale e outros preceptores ajudou Florence nos conhecimentos lingüísticos, em matemática, história e ciências. Aos 17anos, em 1837 teria sentido o chamado de Deus para cuidar de doentes despertando assim sua vocação. Completou sua educação visitando instituições de caridade e sempre fazendo anotações em um diário, comparando as condições sociais e fazendo observações a cada lugar. E assim percebeu a necessidade de reorganizar os serviços de atendimento a doentes. Porém houve contrariedade por parte da família que assim como a sociedade julgava hospitais um lugar impróprio para moças de família. Na época eram recrutadas mulheres de prisões que apresentavam comportamento rude e eram de moral duvidosa e evidente incapazes de passar qualquer ensinamentos. Porém isso não impediu Florence de seguir sua vocação que logo convenceu sua família e foi autorizada a ir a instituição Kaiserswerth. Onde participou de aulas teóricas e praticas e ate mesmo praticou serviços de limpeza. Insatisfeita retornou a França recebeu autorização oficial para concluir seus estudos e observações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com