TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Enfermagem

Seminário: História da Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Seminário  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

Historia da Enfermagem

1814- Ana Neri: nasceu na Bahia em 1814, casou-se e ficou viúva aos 29 anos. Teve três filhos sendo dois médicos militares e um oficial do exército.

1865- o Brasil entrou em guerra com o Paraguai e sem hesitar, ela escreveu ao Presidente da Província oferecendo seus serviços ao exército. Como previsto, partiu no mesmo ano e improvisou um hospital para se dedicar aos feridos.

1870- No final da guerra, Ana volta para o Brasil com três órfãos de guerra. Dom Pedro concedeu-lhe uma pensão anual e a condecorou com a medalha humanitária.

1880- Falece Ana Neri

1890- fundada a Escola de Enfermagem Alfredo Pinto.

1908- Criação da Cruz Vermelha no Brasil, A Cruz Vermelha Brasileira foi fundada em 5 de dezembro de 1908 na forma prevista nas Convenções de Genebra. Seu primeiro presidente foi o Dr. Oswaldo Cruz, médico, patrono da Saúde Pública no Brasil, responsável pelas principais campanhas sanitaristas do início do século XX no Rio de Janeiro. Sua missão compreende: agir, em caso de guerra, contribuir para melhoria de saúde, a prevenção de doenças e o alívio do sofrimento, através de programas e de serviços que beneficiem à comunidade, adaptados às necessidades de peculiaridades nacionais e regionais, podendo também, para isso, criar e manter cursos regulares, profissionalizantes e de nível superior.

1920- pelo decreto 3.987 foi criado o Departamento Nacional de Saúde Pública

1922- foi criada a Escola de Enfermagem do Departamento Nacional de Saúde Pública, posteriormente Escola de Enfermeiras Ana Neri e hoje Escola de Enfermagem da Universidade Federal Do Rio de Janeiro

1923- Primeira escola oficial brasileira de enfermagem de alto padrão. Escola de enfermagem Ana Neri

1926- fundada a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Fundada em 1926 por um grupo de enfermeiras da 1ª e 2ª turma da Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública e desde 1928 ela faz parte do Conselho Internacional de Enfermeiras.

1933- Por Decreto nº 10.925, de 7 de junho de 1933 e iniciativa de Dr. Ernani Agrícola, diretor da Saúde Pública de Minas Gerais, foi criado pelo Estado a Escola de Enfermagem "Carlos Chagas", a primeira a funcionar fora da Capital da República. A Escola "Carlos Chagas", além de pioneira entre as escolas estaduais, foi a primeira a diplomar religiosas no Brasil.

1938- Getulio Vargas assinou o Decreto de nº 2.956, que instituía o Dia do Enfermeiro, a ser celebrado no dia 12 de maio

1944- fundada a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo com a colaboração do Serviço Especial de Saúde Pública, que foi dirigida por Edith Franckel, que também atuou com distinção na Associação Brasileira de Enfermagem e na Revista Brasileira de Enfermagem.

1973- O Conselho Federal de Enfermagem – COFEN e os CORENs – Conselhos Regionais de Enfermagem foram criados em 1973, pela Lei nº 5.905, de 12 de julho. Suas atribuições principais são o registro e a fiscalização de seus inscritos.

1980-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com