TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História das moedas brasileiras

Projeto de pesquisa: História das moedas brasileiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

História das moedas do Brasil

Introdução:

A circulação montária em terras brasileiras não se verificou imediatamente após o descobrimento . As atividades comercias , que se iniciaram logo nos primeiros anos com a extração , comercio e exportação de pau- brasil , os nativos utilizam de troca.

O trabalho indigena de extração e embarque de madeira e outros produtos era aliciado mediante escanbo, ou seja , a troca direta do produto por outras merecadorias, espelhos ,facas anzóis e miudezas que substituiam a moeda dos europeus.

Em 1568 , o rei D. Sebastião determinou que suas moedas correcem na terra descoberta , suas moedas corressem na terra descobrta passando o sistema de circulação a ter valor oficial de integração da américa portuguesa ao império de Portugal . Com o desenvolvimento dos primeiros nucleos populacionais , foi-se estabelecendo a circulação matéria nas terras ddo Brasil.

Brasil , Colonia em 1694, inalgura-se em Salvador , Bahia a 1º casa da moeda no Brasil destinada a recunhar o meio circulante e fabricar moedas provinciais de ouro e prata com lingotes vindos de portugal ou aproveitados nas recunhagens . Essa casa da moesa torna-se intinerante para atender as regiões que dela mais careciam.

As primeiras moedas para uso exclucivos do colônia , entre 1695 e 1698 , eram de ouro , nos valoores de 4.000,2.000 e 1.000 reis, denominada, moeda meia moeda e quarto de moeda ou quartinho .

Em 1703 foram cunhados no Rio de Janeiro de 4.000 e 2.000 reis de ouro para circulação também em Portugal.

Em 1724 e 1727 a famosa série dos dobrões realizada pela casada moeda de Minas Gerais, incluia uma das moedas de ouro de maior peso que já circularam no mundo , seu valor era de 20.000 réis e pesava 53,78 gramas.

Em 1727 surgiu o termo cara e coroa devido o rosto de D. João e do outro lado coroa e armas do reino.

De 1752 a 1760 , a casa da moeda de Lisboa cunhou moedas de cobre , destinadas as colônias do Brasil e de Ângolo , tendo suas respectivas inscrições terminadas em BRASILIAE REX e GUINAE, passando a circular no Brasil as moedas que eram destinadas a angola.

Nova Republica e Atualidade:

O cruzado ,como medida de combate á inflação , o governo José Sarney adota em 1986 novo padrão monetário

Cruzado novo 1989 desvalorização de 3 decimais no padrão monetária modificou a unidade do sistema . As cédulas de 500 ,200,100 e 5o cruzados novos receberam carimbos apenas para corrigir a designação da moeda.

O cruzeiro real 1993 , já no governo de Itamar Franco , a moeda e novamento desvalorizada em 3 decimais , o cruzeiro passa a chamar-se cruzeiro real.

O real em 1994 com a inflação em alta já nos onze meses de duração do cruzeiro real , o governo Itamar Franco , passou a adotara o real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com