TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Brasil III – ATD1

Por:   •  19/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 2

História do Brasil III – ATD1

Agora vamos trabalhar duas questões sobre o tema debatido e os conteúdos das aulas desse período da ATD1. Cada questão terá o valor de 0,5 ponto.

01- Vimos que, desde o final do século XIX, várias revoltas, já no período republicano, se manifestaram no Brasil, de norte a sul, buscando melhores condições de vida, de trabalho e uma política mais representativa e menos opressora. Foram conflitos como Canudos, Revolta da Vacina, Contestado, Revolta da Chibata e demais situações que mais tarde caracterizaram o chamado Tenentismo. A própria Guerra do Contestado teve seus desdobramentos até 1915. Dois anos depois, em 1917, o Brasil assistiu a primeira grande greve geral promovida por trabalhadores operários de São Paulo. Esse evento teve uma importante conexão com a conjuntura internacional refletida no país. Identifique tal situação e justifique seu desdobramento aqui no Brasil. Use no máximo 6 linhas.

Resposta:

Em 1917 ocorreu a Revolução Russa, que logo depois seria uma revolução de ideologia comunista. De tal modo, a Revolução Russa influenciou o mundo todo, inclusive o Brasil. Pois os operários começaram um movimento que se espalhou por todo país. Os trabalhadores fizeram uma greve nacional, por aumento de salário, e jornada de oito horas de trabalho. Mostrando toda sua força, a classe dos patrões concordaram em negociar, para ter um fim nesse movimento grevista.

02 - No mesmo período, primeiras décadas do século XX, surge Tenentismo no Brasil, com marcantes desdobramentos e abrangência territorial relevante. O que caracterizou esse novo movimento? Use até 5 linhas para sua resposta.

Resposta:

Queriam um governo central forte, com a moralização da política (fim de fraudes), voto secreto, ensino obrigatório para todo país, como também o Elitismo (apenas pessoas aptas poderiam ocupar as funções públicas). Foi uma oposição militar, mesmo sem defender uma causa ideológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com