TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Brasil e do Paraná

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.041 Palavras (17 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

BRUNA PANCIEIRO ALMEIDA MARQUETO

MÓDULO: HBP

HISTÓRIA DO BRASIL E DO PARANÁ – 60h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

DO BRASIL COLÔNIA AO IMPÉRIO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Por que se afirma que os portugueses tinham uma relação antiga com o mar?

Porque a base econômica de Portugal era centrada na pesca e na extração do sal, isso fez com que ocorresse um desenvolvimento no comércio, com um grande aumento no grupo de comerciantes no litoral, pois a localização geográfica era adequada ao processo. Em Sagres, ficava o centro de estudos náuticos que contribuiu, consideravelmente, com a expansão marítima e o sucesso dos portugueses em alto mar, que obtiveram progressos técnicos como bússola, astrolábio, caravela, cartografia. Podemos concluir que no processo de expansão marítima comercial, a centralização do poder da monarquia foi determinante para que Portugal se tornasse posteriormente o grande pioneiro ao elemento que determinou o processo de expansão.

  1. Com a tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos, inicia-se o período histórico conhecido como Idade Moderna e, naquela região, o comércio com os povos ocidentais passa a ser proibido. Qual a relação deste fato com a chegada dos portugueses às terras que seriam chamadas de Brasil?

Os portugueses tinham como objetivo participar do comércio com o Oriente, dessa forma iniciaram um processo de exploração de uma nova rota marítima para atingir o Oriente, contornando o sul da África. A grande necessidade de uma nova rota para as Índias se deu mais intensamente quando os Turcos tomaram Constantinopla, pois o comércio entre a Europa e o Oriente ficou muito difícil. Todo o pioneirismo de Portugal com as navegações contribui para que Cabral chegasse ao Brasil. Na verdade, foi determinado pelo Rei que Cabral chegasse ao objetivo em busca de especiarias, mas no meio do caminho ele decidiu desviar a rota e encontrou o Brasil, já sabendo que Cristóvão Colombo havia descoberto a América. Assim sendo, para evitar uma guerra, foi assinado o tratado de Tordesilhas.

  1. Ao chegar às terras brasileiras, quais foram as primeiras impressões que os portugueses tiveram da natureza e dos nativos que aqui viviam? Como se deu o encontro dessas duas culturas?  Registre-as, de acordo com a leitura do fascículo e outras publicações.

Os portugueses compararam a nova terra com o paraíso, porque o encantamento deles foi gigantesco com toda a beleza do lugar. O encontro das duas culturas, inicialmente, foi de deslumbramento por parte dos portugueses, pois eles acharam os índios diferentes física e culturalmente. No início, a coroa portuguesa não demonstrou muito interesse na nova terra porque as notícias da chegada de Cabral não noticiaram riquezas de interesses comerciais.

  1.  Fale sobre o trabalho escravo na América Portuguesa. Por que os navios negreiros também eram chamados de navios tumbeiros?

No início, os portugueses escravizaram os indígenas, mas os índios não rendiam o suficiente para o trabalho e, posteriormente foi proibido, o trabalho indígena escravo, pela igreja católica. Consequentemente, os exploradores foram até a África para negociar a compra de escravos para o trabalho pesado na América. Com isso, o tráfico de escravos adquiriu assombrosas proporções, ao embarcarem nos chamados navios tumbeiros, os escravos eram tratados com enorme violência, recebiam pouca comida e apanhavam por nada. As instalações com as quais eles ficavam, durante a viagem, eram insalubres, dessa forma a proliferação de doenças era muito rápida e, consequentemente, a morte era certa.

  1. Disserte sobre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, movimentos de revolta pela independência do Brasil.

Com a mineração, houve a formação do mercado interno, desenvolvimento econômico que favoreceu a circulação da moeda. Dessa forma, o crescimento populacional se expandiu e favoreceu o urbanismo. Com isso, houve um desenvolvimento artístico com ideais de emancipação, como exemplo, quando os pais mandavam os filhos estudarem na Europa, ao retornarem, eles voltavam com ideias de liberdade, igualdade e fraternidade, ou seja, ideias do iluminismo. As pessoas começaram a pensar mais e colocaram como objetivo a liberdade de Portugal, desejavam a Proclamação da República. Por conta disso, o primeiro movimento ocorreu nas Minas Gerais, a Inconfidência Mineira, pois com os valores dos impostos cobrados pelo Reino, a população ficou enfurecida e colocou em prática a Derrama. Dos integrantes do movimento, houve uma pessoa que denunciou a conspiração em troca do perdão da dívida, os outros pagaram pelo ato de conjuração, mas quem mais foi responsabilizado pelo crime, foi Tiradentes, ele foi o inconfidente de mais baixa condição social e foi o único condenado a morte por enforcamento numa sentença pública, seu corpo foi esquartejado e pregado nos principais lugares aonde ele pregava as ideias revolucionárias. Seu enforcamento transformou-se num símbolo de resistência que contribuiu para que muitos continuassem na luta da independência.

A conjuração baiana foi um movimento separatista que contou com a participação de pessoas com ideais Iluministas também, pois a população vivia numa grande miséria e estava insatisfeita. Eles desejavam a instalação de um governo democrático, igualdade de raça e o fim da escravidão. Seria uma tentativa de Revolução Social Brasileira.

A Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana são movimentos com ideias Iluministas que contribuíram significativamente com a independência do Brasil.

Vídeos que contribuíram para a elaboração da resposta: https://www.youtube.com/watch?v=wZbnBp-yiIc

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (337.5 Kb)   docx (106.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com