TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA PEDAGÓGICA: HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE BARRA DE SÃO FRANCISCO E SUA TRANSFORMAÇÃO COM O PASSAR DOS ANOS

Por:   •  6/7/2022  •  Projeto de pesquisa  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

Segunda Licenciatura - HISTÓRIA

ULIANE VIEIRA DE JESUS PATRÍCIO

RA: 1153391

PRÁTICA PEDAGÓGICA: HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE BARRA DE SÃO FRANCISCO E SUA TRANSFORMAÇÃO COM O PASSAR DOS ANOS

 

BARRA DE SÃO FRANCISCO -  ES

2022

PRÁTICA PEDAGÓGICA: HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE BARRA DE SÃO FRANCISCO E SUA TRANSFORMAÇÃO COM O PASSAR DOS ANOS

DESENVOLVIMENTO

Objetivo Geral

Conhecer o nosso município a partir da sua identidade histórica.

Objetivos Específicos

  • Reconhecer fatos históricos e sociais do município;
  • Desenvolver o conceito crítico e social;
  • Identificar as principais transformações e impactos causados pelo crescimento do município;
  • Observar os pontos turísticos e históricos do município.

Público – alvo

Alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental II.

Justificativa

        Por meio do estudo da história do município em que vivemos, formar sujeitos críticos e sociais que, além de reconhecer o passado do lugar onde mora, possa ter consciência e cuidado para um futuro promissor e ecologicamente sustentável.

Metodologia

O projeto deve ser desenvolvido em três etapas e com o envolvimento de todas as disciplinas.

1º etapa – Aquisição de informações sobre o município de Barra de São Francisco: História das primeiras famílias, primeira fonte de renda e trabalho, etc. O desenvolvimento do trabalho deve contar com entrevistas de moradores antigos, imagens que apresentem como a cidade era durante o período da sua construção. A partir daí, construir a linha do tempo da formação da cidade até os dias atuais.

2º etapa – Desenvolvimento de atividades envolvendo as outras disciplinas acerca do tema proposto: Nesse segundo momento, será distribuído às outras disciplinas, de acordo com a organização curricular dos alunos.

3º etapa – Culminância do projeto: Apresentação de todo material coletado e organizado em ordem cronológica para exposição na escola.

Cronograma

Duração do projeto: 30 dias.

1º Semana:

- O trabalho a ser desenvolvido na primeira semana consiste em orientação e divisão de tarefas com os alunos. Dividi-los em grupos de acordo com as tarefas: Pesquisa de campo, entrevista e pesquisa interna. Nessa primeira semana, deve ser recolhido o máximo de informações e fontes possíveis sobre a história do município e seus acontecimentos históricos.

2º Semana:

- O trabalho a ser desenvolvido durante a segunda semana consiste em organização: Todas as informações coletadas serem organizadas em ordem cronológica. Todos os acontecimentos históricos devem ser organizados de forma correta para a preparação da culminância.

3º Semana:

- Desenvolvimento de atividades relacionadas a história do município envolvendo outras disciplinas. Nesse momento, as outas disciplinas como geografia, matemática, ciências e Língua portuguesa se integram para o aprofundamento de estudo sobre a história do município, sua localização geográfica, bioma do qual faz parte, etc. Com isso, os alunos já começam a se preparar para a culminância do projeto, fazendo com que estudem e entendam exatamente o que deve ser feito na apresentação.

4º Semana:

- Culminância do projeto interdisciplinar: A apresentação do projeto inclui toda a organização das informações coletadas durante o período de desenvolvimento do trabalho interdisciplinar com as outras disciplinas e a organização cronológica de todo o projeto.

Atividades

As atividades desenvolvidas durante o período de desenvolvimento do projeto interdisciplinar seguem a seguinte organização de acordo os conteúdos desenvolvidos em cada disciplina. Abaixo, está exemplificada a organização das atividades curriculares:

- Língua Portuguesa: Produção textual – dissertação sobre a evolução histórica e econômica do município; Organização textual sobre a história do município; estudo do hino do município.

- Matemática: Medidas de área – Extensão territorial do município de Barra de São Francisco.

- Geografia: Clima, relevo e bioma brasileiro que o município de Barra de São Francisco faz parte.

- Ciências: Fauna e flora encontrada no município; Habitat dos animais.

Acima, estão descritos quais assuntos abordados nas disciplinas para o desenvolvimento interdisciplinar dos alunos. Cada professor de sua disciplina fica responsável para desenvolver as atividades de acordo com a necessidade e nível escolar dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (136.7 Kb)   docx (63.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com