TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Uso do Cinema

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  10.535 Palavras (43 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 43

História do uso do Cinema como ferramenta de propaganda política durante a II Guerra Mundial

  1. Introdução

     De modo pragmático e inegavelmente reducionista, um filme de propaganda é um filme que tem o objetivo de manipular ideologicamente o espectador. Isto pode ser feito – como veremos no decorrer deste texto monográfico - através da estética e/ ou do conteúdo, bem como pode ser feito de forma explicita ou mesmo veladamente. Nas palavras de Malte Fiebing, “(...) propaganda cinematográfica é a tentativa de manipular emoções, percepções, opiniões, bem como atitudes do público alvo” (FIEBING, 2015, tradução minha).

     Quando pensamos em propaganda ideológica em seus vários aspectos, muitas vezes somos levados a pensar em regimes autoritários, como aquele que ocorre atualmente na Coréia do Norte.

     No entanto, esses sistemas de propaganda são caracterizados principalmente por sua, digamos, falta de sutileza, principalmente quando o país está completamente fechado vis-à-vis ao mundo exterior, colocando a população local completamente dependente da mídia produzida pelo governo.

     A Alemanha nazista produziu muitos filmes propagandistas das idéias de superioridade ariana, caracterizadas em sua maioria, por realizarem de forma explicita o seu objetivo propagandista; fato similar ocorreu além do Atlântico, de modo que diversas produções cinematográficas estadunidenses também possuíam mensagens propagandistas, embora de modo muito mais implícito do que no caso nazista.

     O objeto de pesquisa deste trabalho é estudar a História destas produções cinematográficas, sejam elas nazistas ou favoráveis aos aliados.

     A metodologia empregada tem por base pesquisas teóricas em livros, filmes, sites e artigos relacionados ao tema, através de pesquisa qualitativa e tem-se, como uma das principais técnicas de desenvolvimento, reflexões autorais e especulações sociológicas baseadas em observações dos cenários político, econômicos e culturais surgidos durante a confecção do trabalho. O trabalho baseia-se na leitura e análise de textos.

     Pretende-se, para confecção deste trabalho monográfico, buscar-se fontes disponíveis na internet, como as próprias produções cinematográficas que formam o objeto central de estudo deste trabalho, bem como outros materiais contemporâneos a II Guerra Mundial, relacionados aos filmes estudados. Ademais, serão utilizados, para melhor embasamento teórico, artigos e livros acadêmicos sobre o tema abordado, como por exemplo, os títulos citados na bibliografia ao final deste trabalho.

      Ademais, cabe traçar que o principal objeto de estudo deste trabalho são fontes históricas em seu estado bruto, produções cinematográficas, ou seja, material audiovisual disponibilizado no meio virtual. Já as obras utilizadas como auxiliares no estudo são textos, sejam eles impressos ou versões digitalizadas. Os filmes correspondem a documentos históricos em si, já os livros acadêmicos podem oferecer informações complementares que foram realizadas através de pesquisas feitas por especialistas no assunto. Importante ressaltar também que as fontes para o tema proposto são demasiadamente vastas, selecionaremos apenas aquelas mais essenciais para um entendimento geral a respeito do tema.

     O segundo capítulo deste trabalho, intitulado ‘Sobre o filme enquanto documento histórico’ proporciona o necessário para as definições de estudos sobre a relação entre Cinema e História. Pretendo discutir a historiografia existente sobre como imagens cinematográficas são geralmente tratadas como fontes históricas. Um dos autores utilizados na confecção deste capitulo é Marc Ferro, que escreveu um artigo sobre o assunto que é o cerne do capitulo em questão, trata-se do texto intitulado “O Filme: Uma contra-análise da sociedade?”.

       Já no capitulo seguinte, a saber ‘Brevíssima História do cinema de propaganda’, pretendo traçar um breve histórico sobre surgimento e desenvolvimento inicial do cinema de propaganda nos anos anteriores aos da II Guerra Mundial. Dissertaremos sobre ‘The Birth of a Nation’, um longa-metragem lançado nos Estados Unidos em 1915, indicado por muitos historiadores do cinema como o primeiro filme de propaganda política da História.

       O capitulo seguinte é intitulado ‘A ideologia do Terceiro Reich: O poder do cinema de propaganda nazista’, seu objetivo é dissertar brevemente sobre as principais características do cinema de propaganda nazista do período de Guerra, bem como discorrer sobre aquelas que são consagradamente tidas como as principais produções cinematográficas do período. Filmes como ‘Olimpíadas e Mocidade Olímpica’ e ‘O triunfo da vontade’, dirigidos pela cineasta Leni Riefenstahl. Também procuraremos ressaltar o influente papel desenvolvido por Joseph Goebbels, o Ministro de propaganda da Alemanha nazista.

       No quinto capitulo, que se chama ‘Propaganda politica pró aliados durante a II Guerra Mundial’, buscarei, de forma similar ao capitulo dedicado a Alemanha nazista, dissertar sobre as produções cinematográficas contemporâneas a II Guerra que cotinham algum tipo de propaganda aliada. Trataremos do aspecto geral do cinema de propaganda nesse contexto social, e utilizaremos como exemplos alguns dos mais notáveis filmes do período, como ‘The Great Dictator’, longa-metragem em preto e branco lançado em 1940 e dirigido por Charlie Chaplin. Neste capitulo, procuraremos também contrapor as similaridades e diferenças gerais entres as produções cinematográficas d epropaganda realizadas nos países aliados, com aquelas produzidas na Alemanha nazista e já tratadas no quarto capitulo deste trabalho monográfico.


2- Sobre o filme enquanto documento histórico

       Por que devemos examinar filmes enquanto fontes históricas? Devemos seguir uma metodologia específica ao analisar filmes enquanto historiadores? O filme pode ser seriamente tratado como uma fonte de História? Ao iniciarmos a confecção de um trabalho relacionado a História e Cinema, podemos quase que instantaneamente sermos levados a nos questionar por uma série de perguntas relacionadas a como um produção cinematográfica pode ser usada como documento histórico, sendo que uma série de respostas igualmente complexas podem responder a tais questionamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (67.2 Kb)   pdf (401.9 Kb)   docx (327.4 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com