TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESTAURAÇÃO DE UMA ANTIGA FÁBRICA TÊXTIL NO MUNICÍPIO DE CODÓ PARA USO DE UM CINEMA

Por:   •  24/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CEUMA - UNICEUMA

COORDENAÇÃO DE ARQUITETURA E URBANISMO

E DESIGN BACHARELADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

PROJETO DE MONOGRAFIA

MATHEUS ARRUDA HENRIQUES

Título: RESTAURAÇÃO DE UMA ANTIGA FÁBRICA TEXTIL NO MUNICIPIO DE CODÓ PARA USO DE UM CINEMA


TEMA

O tema está relacionado ao Programa Cinema Perto de Você lançado pela ANCINE, em 2012. O projeto arquitetônico a ser desenvolvido se enquadrará no Projeto Cinema da Cidade, que é parte integrante do Programa citado anteriormente, onde visa promover a construção de salas de cinemas de médio porte em cidades com menos de 100 mil habitantes que não conta com salas de cinema em funcionamento e prevê a aplicação de recursos do orçamento da União, alocados por emenda parlamentar, ou por meio da modalidade apoio do Fundo Setorial do Audiovisual.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver um anteprojeto arquitetônico de restauração de uma antiga fábrica têxtil (edificação não tombada), adequando o seu uso para um cinema de médio porte que se enquadre no programa lançado pela ANCINE, no município de Codó.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Pesquisar modelos de edificações adaptadas ao uso de cinemas no Brasil;
  • Apontar problemas comuns referente ao desenvolvimento dos projetos e da restauração;
  • Apontar soluções simples que tem como objetivo principal a implementação do projeto;
  • Buscar através da pesquisa, projetos que sirvam como “modelo para adaptação de uso de uma edificação”, estudando o funcionamento do mesmo e usando importantes referências para a concepção do projeto arquitetônico a ser criado;
  • Desenvolver um projeto arquitetônico que tem papel importante a manutenção do desenvolvimento do setor audiovisual do Maranhão e no Brasil;

JUSTIFICATIVA

Um dos fenômenos tecnológicos mais impressionantes de nossa história é a capacidade de captação (ou captura) da “imagem-movimento”, isto é, da apreensão de imagens dinâmicas da realidade, e não estáticas, como é o caso da fotografia.  A captura da “imagem-movimento” foi possível a partir de 1889 com a criação do cinetoscópio por William Dickson, assistente do cientista e inventor americano Thomas Edison. Esse invento e os modelos que o sucederam na década seguinte contribuíram para o desenvolvimento do cinema tal como o compreendemos hoje, ou seja, a arte cinematográfica.

Em 1923 foi publicado o “Manifesto das Sete Artes”, através dele o teórico critico Ricciotto Canudo pretendia distanciar a ideia de que o cinema era um espetáculo para a massa, mas aproxima-la e integrá-la a categoria de Belas Artes, como, a música, pintura, escultura, arquitetura, poesia e dança. Para ele, o cinema é uma arte “síntese, uma arte total, que conciliava todas as outras artes. Sendo assim, pode-se afirmar que o cinema no município de Codó proporcionará qualidade de vida para a população e incentivará a busca pelo conhecimento, já que o filme como arte tem o poder de despertar a curiosidade sobre assuntos ainda considerados tabus na nossa sociedade, temas esses que são mais facilmente desenvolvidos no cinema do que na TV aberta, como questões de feminismo e preconceitos raciais e de gênero, que estão ganhando cada vez mais espaço ultimamente.

A película tem o poder de te fazer sentir empatia por determinado personagem, fazendo assim você se colocar no lugar daquela persona fictícia que passa por problemas reais e comuns na comunidade, então podemos dizer que o cinema também pode desenvolver uma consciência coletiva e mostrando realidades diferentes da sua, facilitando o entendimento de situações antes não eram percebidas. Com isso, o presente projeto monográfico tem como finalidade promover a fomentação cultural e artística no município de Codó através da reforma da antiga fábrica têxtil em um cinema com áreas de lazer e comerciais, o projeto também será completamente embasado nas normas da ANCINE, lançadas em 2012 no Programa Cinema da Cidade que prevê a construção de cinemas em cidades com menos de 100 mil habitantes.

METODOLOGIA

A pesquisa irá constar nas seguintes etapas:

  • Pesquisas Bibliográficas;
  • Pesquisas de dados georreferenciais do local a ser implantado o anteprojeto (Via Google-Pro e outros);
  • Organização do levantamento cedido pela SECTUR-MA
  • Revisão dos dados junto ao orientador;
  • Utilização de software para desenvolvimento do projeto arquitetônico;

CRONOGRAMA

Etapas/ Mês

Pesquisa Bibliográfica (Leis; Plano diretor etc.); Pesquisas na internet.

x

x

x

 

 

Organização do levantamento cedido pela SECTUR-MA da antiga fábrica.

x

x

 

 

 

Discussão teórica com orientador

x

x

x

x

 

Concepção do anteprojeto arquitetônico da reforma

 

x

x

x

 

Revisão geral

 

 

 

x

 

Qualificação/ Entrega

 

 

 

 

x

Defesa

 

 

 

 

x

BIBLIOGRAFIA

[1] SILVA, José Augusto Medeiros. CRUTAC: A história da Extensão Universitária da UFMA no município de Codó no período de 1972 a 1979. São Luís - MA, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (141.3 Kb)   docx (458.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com