TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico Do Fogo E Incêndio

Dissertações: Histórico Do Fogo E Incêndio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

Histórico do Fogo

O fogo é um processo químico de transformação de materiais, que produz luz e calor, existe desde a origem do planeta Terra que era uma grande massa incandescente, que foi resfriada ao longo do tempo, tornando possível a vida em sua superfície. O homem primitivo passou a observar que poderia usar esse fogo que se originava de fenômenos da natureza, como os raios, para cozinhar os alimentos, aquecer, proteger de ataques, produzir instrumentos de caçar, esse avanço possibilitou o desenvolvimento até hoje.

O domínio do fogo a partir do momento que o homem primitivo fez o seu próprio fogo através de fricção de pedras possibilitou que ele pôde-se se descolar conforme suas necessidades e produzir o fogo novamente. Mesmo dominando a confecção do fogo o homem primitivo não tinha controle sobre ele, e o mesmo fogo que construiu suas ferramentas e sua moradia, pode destruir tudo.

Quando o homem primitivo perde o controle do fogo ele foge, pois ele não sabe as técnicas de combate de um incêndio, assim acontece até hoje, quando o incêndio é de grande proporção. Porém ao longo do tempo o homem observou que não precisava perder tudo o que havia construído e passou a conhecer meios de combater o incêndio, desenvolveu equipamentos de combate a incêndio.

Incêndio

Os incêndios são causados por materiais combustíveis que, através de fenômenos naturais ou pela ação do homem, dá se o inicio do fogo que se alimenta dos combustíveis, da fonte de calor e do oxigênio, sem esses elementos o fogo não se inicia e na falta ele não se espalha.

Os combustíveis podem estar no estado sólido, liquido e gasoso, sendo que a grande maioria precisa passar para o estado gasoso, para então se combinarem o comburente e gerar uma combustão.

Combustíveis sólidos - a maioria dos combustíveis não queima no estado sólido, sendo necessário transformar-se em vapores, para então reagir com o comburente, ou ainda transformar-se em líquido para posteriormente em gases, para então queimarem.

Combustíveis líquidos - os combustíveis líquidos, chamados de líquidos inflamáveis, têm características particulares, como:

• Não tem forma própria, assumindo a forma do recipiente que as contem;

• Se derramados, escorrem e se acumulam nas partes mais baixas;

• A maioria dos líquidos inflamáveis é mais leves que a água, sendo assim flutuam sobre ela;

• Os líquidos derivados de petróleo têm pouca solubilidade em água;

• Na sua grande maioria são voláteis (liberam vapores a temperatura menores que 20ºC).

Combustíveis gasosos - os gases não têm volume definido, tendendo, rapidamente, a ocupar todo o recipiente em que está contido. Para que haja a combustão, a mistura com o comburente deve ser uma mistura ideal, isto é, não pode conter combustível demasiado (mistura rica) e nem quantidade insuficiente do mesmo (mistura pobre).

Os incêndios são divididos em classes dependendo do combustível que alimenta o fogo e das características que esses combustíveis fazem o fogo ter:

Classe A - são incêndios que envolvem combustíveis sólidos comuns (geralmente de natureza orgânica), e ainda, tem como características queimar em razão do seu volume (queimam em superfície e profundidade) e deixar resíduos fibrosos (cinzas).

Classe B - são incêndios envolvendo líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis. É caracterizado por não deixar resíduos e queimar apenas na superfície exposta (queimam só em superfície ).

Classe C - qualquer incêndio envolvendo combustíveis energizados. Alguns combustíveis energizados (aqueles que não possuem algum tipo de armazenador de energia) podem se tornar classe A ou B, se for desligado da rede elétrica.

Classe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com