TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hugo Chavéz

Casos: Hugo Chavéz. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

Hugo Rafael Chávez Frias (Hugo Chavez) nasceu no dia 28 de julho de 1954, em Sabaneta Barinas estado, o filho de professores.. Foi criado pela avó paterna, Aos 17 anos ingressou na Academia Militar da Venezuela e, aos 21, se formou em ciências e artes militares, na área de engenharia em 1975. Tornou-se tenente-coronel do exército.

era amante dos esportes, em particular do basebol. Casou-se duas vezes: a primeira com Nancy Colmenares, com que teve três filhos e a segunda com a jornalista Marisabel Rodríguez, de quem se separou em 2003 e com quem teve uma filha. Manteve ainda uma relação amorosa durante cerca de dez anos com a historiadora Herma Marksman enquanto era casado com a sua primeira esposa.

o pára-quedista antigo exército começou a se destacar como um líder de um golpe fracassado em 4 de fevereiro de 1992, quando tentou realizar um golpe militar contra o presidente Carlos Andrés Pérez, no qual não foi bem sucedido, sendo detido por dois anos.

Foi libertado da prisão após afastamento de Pérez e durante a anistia do novo presidente Rafael Caldera, abandonou a vida militar e passou a se dedicar à política. Foi eleito presidente da Venezuela em 1998, com 58% dos votos; em 1999, dissolveu o congresso e aprovou uma nova Constituição que rebatizou o país como República Bolivariana da Venezuela.

Convocou novas eleições em 2000, sendo reeleito com 55% dos votos, lançou leis de expropriação de terras e de estatização de parte da produção petrolífera venezuelana. Em outubro de 2002, o país foi acometido de uma greve geral que serviu de força para a oposição solicitar um referendo popular que decidisse sobre a permanência de Hugo Chavez. Ele permaneceu vencendo, no referendo de 15 de agosto de 2004, com 58,25 % dos votos. Em 2006, Chavez foi novamente reeleito vencendo o deputado Manuel Rosales.

em maio de 2012, Chávez disse que ele havia se recuperado de um câncer não especificado, após passar por cirurgia e quimioterapia em 2011 e uma nova operação em fevereiro de 2012.

No entanto, em 8 de dezembro, o presidente Chávez anunciou que precisava de uma nova cirurgia e nomeado seu vice-presidente, Nicolas Maduro, como sua escolha como sucessor em caso de necessidade.

Mas o presidente não conseguiu sequer iniciar seu quarto mandato. Vítima de um câncer na região pélvica, morreu aos 58 anos, no dia 5 de março de 2013, encerrando 14 anos de governo. O legado de Chávez combina avanços na área social e fracasso na economia, além do enfraquecimento das instituições democráticas.

Em 5 de março de 2013, o vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou a morte de Hugo Chávez, aos 58 anos, emCaracas, às 16h25m locais; [79][80]em decorrência de um câncer na região pélvica[81] e de uma infeção respiratória aguda[82]. Segundo várias agências noticiosas, no entanto, o anúncio foi feito horas depois do falecimento de Chávez, que teria ocorrido em Havana, tendo o corpo sido transportado para Caracas posteriormente.[83][84] O corpo de Chávez será embalsamado, na esperança de perpetuar oculto à sua personalidade. [85]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com