TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Industrial - Hugo Münsterberg

Artigo: Psicologia Industrial - Hugo Münsterberg. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  3.205 Visualizações

Página 1 de 3

Psicologia Industrial – Hugo Münsterberg

• Desenvolvimento

Desenvolvido Por Hugo Münsterberg (1863 – 1916)

Ele contribuiu em quase todos os campos da psicologia e chegou a ser chamado de “fundador da psicologia aplicada nos EUA e na Europa”, pois defendia a utilização da psicologia em situações práticas. Foi quem estabeleceu as bases e justificativas da psicologia industrial na administração científica.

Procurava valorizar muito o homem numa perspectiva comportamental e com a necessidade estabelecer identificação daquelas cujas qualidades mentais as fizeram mais adequadas para com o trabalho que precisava ser feito.

Tentava determinar sempre as condições psicológicas sob as quais os melhores resultados pudessem ser obtidos de cada pessoa, e estava muito preocupado com a fadiga humana. Preocupavam-se com a análise e adaptação do trabalhador ao trabalho e análise e adaptação do trabalho ao trabalhador.

A eficiência industrial estavam diretamente ligadas às propostas de Taylor, mas necessitava de base mais ampla para provar durabilidade do seu valor. Münsterberg procurou combinar habilidades dos novos empregados com demandas de trabalho da organização e impactos das condições psicológicas sobre produtividade.

Com certeza foi um avanço muito grande a implantação da psicologia industrial, que veio pra ficar e auxiliar tanto o empregado para que possa ter condições plenas para o trabalho, tanto quanto o empregador que é também grande beneficiário, sempre pautando o caminho pela ética, com ênfase na eficácia e benefícios sociais para a organização.

Os pontos principais:

 O melhor homem possível (qualidades mentais ideais para o trabalho)

 O melhor trabalho possível (Condições psicológicas)

 O melhor resultado possível (Produção de influências)

• A psicologia do trabalho da Época

Com certeza esta iniciativa trouxe muitos resultados positivo as organizações da época visto que era algo inovador nas instituições e que vinha de a calhar com a realidade da época. Nessa perspectiva Hugo, assumia que a criatividade, flexibilidade e prosperidade da organização fluíam naturalmente do crescimento e desenvolvimento dos empregos. As pessoas eram consideradas muito importantes isso fazia muito bem para a autoestima e era estabelecida uma relação de reciprocidade, de dependência, para a co-dependência.

Apoiava-se na:

 Análise e adaptação do trabalhador ao trabalho

 Análise e adaptação do trabalho ao trabalhador

• A Psicologia Industrial hoje

A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada como Psicologia Industrial, estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos (ou gestão de pessoas). A psicologia está ligada a empresas atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com