TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idade Média - Vestuário Masculino

Dissertações: Idade Média - Vestuário Masculino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 3

Idade Média

O termo ‘Idade Média’ vem de uma divisão de um período de quase 1.000 anos da história europeia. Foi um modo que os artistas, pintores e pensadores dos séculos XIV e XV mostrarem que eram modernos e inovadores. Eles achavam que estavam rompendo um período culturalmente atrasado.

Seu inicio é marcado pela tomada de Roma pelos Germanos. E seu fim pelo ataque de Constantinopla, tomada pelos turcos em 1453. Em 476 o Império Romano do Ocidente caiu pela invasão de diversos povos bárbaros. Ai se deu o inicio da chamada Idade Média. A Era Medieval pode ser dividida em dois menores: Baixa e Alta Idade Média.

Mesmo sendo titulada como uma época de trevas e atraso, podemos afirmar que mesmo impregnada pela mentalidade religiosa a cultura floresceu, como vemos na arquitetura da época. Diversos pensadores conciliavam a religião com a filosofia grega.

A sociedade era estamental, sem mobilidade e hierárquica. Divida em:

• Clero - Reza

• Nobres – Guerra

• Servos – Trabalho

Eram influenciados pelo cristianismo e acreditavam que a Terra foi concedida por Deus. Assim, a igreja impôs uma ordem politica:

• Imperadores – Poderes Temporais

• Papa – Poderes Espirituais

Entre os anos de 400 e 1200 os homens usavam tuicas de comprimento variável com cinto e mangas até o punho. Capuz, xales ou mantas eram usados para proteger as costas. Usavam também meias presas por um cinto por debaixo da túnica ou de seus calções (que era duas calças que iam até os tornozelos, presas no quadril por um cordão.

Nos pés usavam um calçado de couro que chegava até a barriga da perna.

A riqueza era demonstrada com joias e o broche usado para prender o manto era o mais utilizado. Homens saxões usavam o cabelo curto e cacheado e a barba curta.

Não foi feita nenhuma alteração importante na moda até os séculos XI e XII quando ocorreu a separação e diferenciação do vestuário feminino e masculino, as roupas passaram a ter uma aparência mais ornamental.

Já nos anos de 1200 a 1500 houve o aumento da produção e a invenção da roda de fiar e do tear horizontal, também houve um grande progresso os tingimentos.

Para os ricos a cor era muito importante, o azul torou-se a cor mais usada pelos reis da França.

Nessa época os homens usavam túnicas lisas de tamanhos variados e mangas justas, casacos curtos e sobrevestes. Por debaixo das túnicas usavam o Brial e as Chausses . As calças eram feitas de lã, linho ou seda, listradas e com cores vivas. Os cabelos eram encaracolados e os sapatos ou botas eram pontudos.

Os camponeses usavam roupas básicas simples e funcionais, cinza e marrom eram as cores mais usadas e os sapatos eram de pano ou descalços. No século XIV deu-se inicio a uma pequena Era do Gelo e a lã era muito usada.

O homem possuía um visual mais exuberante que a mulher, com mantas e xales longos, largos e sem mangas e sobretudos compridos e largos com mangas longas e largas com botões e cintos com pedrarias. Os cabelos eram curtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com