TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imigração Japonesa

Trabalho Universitário: Imigração Japonesa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 5

Carta de intenções

Apresentação das Ideias

Titulo (a pensar):

1. Os imigrantes japoneses na cidade de São Paulo no começo do século XX.

Temática:

Discutir a situação sócio-político-econômica em que se encontravam Brasil e Japão ambos na segunda metade do século XIX, destrinchando os motivos da saída de japoneses da sua terra natal para um país totalmente diferente da sua cultura.

Hipótese:

1. O Japão estava em crise no começo do século XX, e a população sofrendo por causa do desemprego, e o Brasil estava precisando de mão de obra para o trabalho nas fazendas de café e o acordo de amizade entre Brasil e Japão foi o que fez os japoneses se interessarem em vir para o Brasil um lugar distante de seus costumes cuja população não era receptiva?

2. Com o tempo, o acordo entre o Brasil e o Japão foi ficando mais forte e além da permissão da entrada de imigrantes japoneses, também passaram a existir trocas comerciais como compra e venda de produtos, entre os dois países o que fortaleceu a imigração de japoneses para o Brasil.

Divisão de Capítulos

A história da imigração japonesa no Brasil é cheia de acontecimentos importantes na formação da cidade de São Paulo no começo do século XX. Portanto estarei apenas utilizando fontes de pesquisa com base em levantamento bibliográfico, desse modo o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), estará dividido em quatro capítulos, após uma breve introdução, e se necessário esses capítulos contarão com subdivisões de capítulo, e pretendo finalizar este trabalho com minhas considerações finais a respeito do que foi possível apurar com minhas pesquisas em relação às hipóteses levantadas sobre o tema. Desse modo acredito que cada capítulo contara com aproximadamente 20 folhas, sendo que introdução e considerações finais terão em média 2 ou 3 folhas cada um, com essa perspectiva esse trabalho terá por volta de 70 a 80 folhas.

Atraídos pelo sonho de uma vida melhor, esses imigrantes tiveram de aprender a conviver com uma cultura totalmente diferente da sua e superar várias dificuldades, sobretudo, o preconceito.

Capitulo 1:

Os primeiros tempos: estrangeiros em todos os sentidos. Sobrevivência numa cidade desconhecida. Ocupações e localização.

Neste capítulo procurarei apresentar como foi a saída dos imigrantes japoneses do Japão e como foi a chegada ao Brasil, mostrando que apesar de um certo grau de participação dois governos no estabelecimento de regras para enviar e receber imigrantes, o agenciamento dessa mão-de-obra foi essencialmente um negócio feito por empresas privadas tanto do Japão como do Brasil e pela quantidade de empresas que negociavam a vinda dos imigrantes para o Brasil, indica que a imigração era um negócio atraente e lucrativo. Uma vez que para atrair o maior número de japoneses possível para as terras brasileiras, as agências investiam em propagandas que nem sempre correspondia à realidade do Brasil, um país totalmente desconhecido e exótico para os japoneses, mas as propagandas eram muito atraentes. Como exemplo: que o café era descrito como a árvore que dá ouro, e a produtividade da planta seria tamanha que os galhos envergavam com o peso dos frutos, e que bastava colhê-los com as mãos.

Capítulo 2:

1. Os primeiros japoneses em direção à cidade grande, e a ocupação dos bairros e fazendas do Estado de São Paulo

Nesse capítulo, discutirei porque uma boa parte dos primeiros imigrantes japoneses exerceram trabalho independente em nos bairros e fazendas do Estado de São Paulo, explicando que isso ocorreu pelo fato de que muitos japoneses nunca tinham sido agricultor no Japão, ou seja, alguns dos imigrantes japoneses tinham estudo, muitos já haviam morado em cidades e trabalhado como comerciantes, carpinteiros e ferreiros, e ao sair fugido das fazendas voltaram a exercer a profissão que tinham no Japão como trabalhadores independentes, empregando-se na construção civil, pois naquele momento o centro da cidade de São Paulo estava começando a crescer, destacando que muitos japoneses tornaram-se empregados domésticos, ou ainda estivadores nas docas em Santos, ou profissionais autônomos como pequenos comerciantes imigrantes, passando a morar no bairro da liberdade, na região central da Sé em São Paulo, abrindo pequenos negócios

O fracasso da alocação de imigrantes como mão-de-obra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com