TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imperialismo

Resenha: Imperialismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Resenha  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  263 Visualizações

Imperialismo pode ser entendido como uma política colonial de caráter expansionista que, a partir da segunda metade do século XIX, marcou a política externa de países como a Inglaterra, a França, a Alemanha, os Estados Unidos e o Japão. Segundo Hobsbawn, o imperialismo seria uma conseqüência previsível de um sistema internacional composto por potências capitalistas rivais, que, concorriam de forma intensificada devido a uma pressão econômica conjuntural. Ainda na visão do autor, foi a procura simultânea das grandes potências por novos mercados consumidores nas regiões periféricas que resultou no imperialismo. Já para Lênin, o imperialismo seria uma etapa natural do capitalismo avançado. Apesar de reconhecer as transformações sociais e políticas, segundo o mesmo, foi a substituição do capitalismo competitivo pelo monopolista que trouxe o imperialismo, ou seja, a dominação do capital financeiro sobre a vida econômica e política da sociedade.

Desta forma, torna-se possível estabelecer uma relação entre as revoluções industriais e as “corridas” imperialistas (Napoleônica, Bismarckiana, Victoriana). Independente das diferenças entre os pontos de vista dos dois autores, fica em evidência as conseqüências maléficas do imperialismo, fato que culminaria com a Primeira Guerra Mundial.

A chamada Emenda Platt foi um dispositivo legal, inserido na Carta Constitucional de Cuba, que autorizava os Estados Unidos da América a intervir naquele país a qualquer momento em que interesses recíprocos de ambos os países fossem ameaçados. Desta forma, na prática, Cuba passou a ser um protetorado estado-unidense.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com