TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imperialismo

Seminário: Imperialismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2013  •  Seminário  •  1.777 Palavras (8 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 8

Inventos tecnológicos

A Segunda Revolução Industrial começou no século XIX (c. 1850 - 1870),e teve muitos desenvolvimentos na química,elétrica,no petróleo e aço. Outros progressos são a introdução de navios de aço movidos a vapor, o avião, a produção em massa de bens de consumo, o comidas enlatadas, refrigeração, técnicas de preservação e o telefone eletromagnético.

Na primeira metade do século os sistemas de transporte e de comunicação desencadearam as primeiras inovações com os primeiros barcos à vapor e locomotiva , revestimentos de pedras nas estradas ,telégrafos . As primeiras iniciativas no campo da eletricidade como a descoberta da lei da corrente elétrica e do eletromagnetismo O aço tornou-se uma das mais valorizadas matérias-primas. indústria bélica sofreu significativo avanço acompanhando a própria tecnologia metalúrgica.

A explosão tecnológica conheceu um ritmo ainda mais frenético com a energia elétrica e os motores a combustão interna. Movimentar máquinas, iluminar ruas e residências, impulsionar bondes. Os meios de transporte se sofisticam com navios mais velozes. Hidrelétricas aumentavam, o telefone dava novos contornos à comunicação, o rádio , o telégrafo sem fio, o primeiro cinematógrafo eram sinais evidentes da nova era industrial consolidada.

Holdings

Um exemplo hipotético prático de como uma Holding pode ser utilizada: A empresa Bonatti fabrica e vende camisas no Brasil. Ela acredita que pode ganhar dinheiro se vender calças também, mas não tem nenhuma experiência na fabricação de calças. A empresa italiana Italy faz ótimas calças e gostaria de vender seus produtos no Brasil, mas ela não tem uma rede de varejistas para distribuí-los. Bonatti e Italy então fecham uma parceria, e em conjunto planejam distribuir seus produtos no país. Uma maneira de formalizar o acordo é a criação de uma nova empresa, Bonita Importadora e Distribuidora Ltda. Bonatti criaria a Bonatti Holding que seria dona de 100% do capital da antiga empresa Bonatti Sapatos e de 51% do capital da Bonita Import. e Distrib. A Italy seria dona dos outros 49% do capital da Bonita.

Tem 2 tipos de Holding:

• A pura, quando do seu objetivo social conste somente a participação no capital de outras sociedades.

• A mista, quando além da participação, ela serve a exploração de alguma atividade empresarial.

Exempos: Itaú e Unibanco.

Trutes

Trutes Verticais

Aqueles que controlam de forma sequencial a produção de um genero industrial da matéria-prima até o produto acabado, e as empresas podem ser de varios ramos.

Trustes horizontais

Empresas que trabalham com o mesmo ramo de produtos.

Truste é a formação de 2 empresas formando uma para constituir uma única organização, com o intuito de dominar determinada oferta de produtos. Pode-se definir truste também como uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado.

Exemplos: Mc Donald’s ,Kia.

Carteis

Cartel é um acordo que por meio da fixação de preços, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.

Exemplos: Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep)

Imperialismo

O Imperialismo ouve na época da Segunda Revolta Industrial, é uma política de expansão territorial ,cultural e econômica de uma nação em cima de outra .Os países imperialistas buscavam Matéria –prima, mercado consumidor e mão-de-obra barata.

A colônia pegava parte do capital excedente da metrópole.Para os investimentos se tornassem lucrativos precisava criar uma infra estrutura de exportação q era estradas de ferro, pontes e portos.

Imperialismo na África

A descoberta de diamantes na África do Sul e abertura do canal de Suez em 1869 chamaram a atenção da Europa sobre a importância econômica e estratégica do continente,os países europeus começaram a disputar os territórios de lá.

A França invadiu o continente africano e desenvolveu sua conquista imperialista entre 1830 e 1857.Era apenas o começo de uma nova fase de exploração intensa na áfrica.Os Franceses prosseguiram a conquista sendo que o domínio se expandiu ainda até regiões como Madagascar e Marrocos.

O pior legado dessa disputa foi a divisão da áfrica em mais de 50 estados cujas fronteiras foram desmarcadas sem dar a menor importância aonde as pessoas viviam e como organizavam sua própria divisão política, um legado ruim também foi o efeito na vida econômicas dos povos africanos ,o sistema destruiu o padrão econômico que existia lá.

Houve a introdução das idéias européias de superioridade racial e cultural,dando pouco valor as manifestações culturais dos povos africanos.

Britânicos na África

O governo da Rainha Vitoria (1837-1901) ou “período vitoriano” marca o auge da predominância britânica no mundo ,o pais era o mais industrializado de todos, inovando no campo tecnológico ,tornando-se um campo um centro mundial de pesquisa e conhecimento com suas universidades atingindo um nível inédito.Isso sem contar o domínio das principais rotas marítimas,entrepostos comerciais do planeta e um império com grande expansão territorial.Em 1877 o primeiro ministro Benjamim Disraeli declara a rainha Vitoria imperatriz da índia,é que proclama-se formalmente a instituição de um “Império Britânico’ de fato e direito.

A principal jóia do império era a índia,que funcionava como fornecedor e consumidor de muita produção do Império.Apesar de sair vitoriosa das duas Guerras Mundiais ,a força do Reino Unido foi acabando.O pais saiu enfraquecido das duas guerras ,setores industriais foram extintos devido a concorrência de outras potencias; em 1947 o pais saiu da Índia e no fim da de cada de 50 a presença britânica na áfrica foi diminuindo.Atualmente o Reino Unido ainda possui colônias,muitas localizadas no Mar do Caribe,mas agora de menores dimensões .

Conferência de Berlim

A Conferencia de Berlim se iniciou em 1884 e durou até o ano subseqüente,ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com