TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imperialismo

Artigo: Imperialismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Artigo  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

O imperialismo

Imperialismo é o ato pelo qual nações poderosas procuram ampliar e manter o controle sobre outras nações.

Pode-se usar como referencia para falar da expansão econômica do de países capitalista, ou da expansão européia após o ano de 1870. O termo imperialismo é usado da mesma forma que o colonialismo, mas há diferenças, pois o colonialismo se refere mais a anexação do território e o imperialismo controle e influencia política ou economicamente.

Imperialismo na África

Na metade do século 19 as colônias da África estavam limitadas apenas aos colonos Holandeses e britânicos na África do Sul, e aos militares britânicos e franceses na África do norte. A descoberta de diamantes na África do Sul despertou o interesse dos países europeus.

Em algumas regiões foi preciso te intervenção militar, em outras os lideres africanos entraram em um consenso com os europeus. Os colonizadores não faziam esforço para desenvolver as colônias, utilizavam-na apenas para retirar matéria prima e vender produtos manufaturados.

O pior vestígio desse colonialismo foi a divisão da África em mais de 50 estado cujas fronteiras não foram pensadas para o bem estar dos africanos. Essas fronteiras, por exemplo, dividiram comunidades étnicas em mais de uma nação.

Outro legado ruim foi o efeito que causou na economia do povo Africano, deixando em deficiência econômica e ligada a Europa, porém os benefícios não são recíprocos, vão apenas para as grandes potencias e nunca voltam.

O terceiro mal causado pelo colonialismo foi a introdução da idéia européia racial e cultural, onde impuseram a superioridade dos brancos, dando pouca importância para a manifestação cultural dos povos africanos.

Imperialismo na África

Já o período do imperialismo na Ásia, que ocorreu por volta de 1.500 e terminou na metade do século 20, foi por interesse dos europeus nas riquezas desse continente, na I Guerra Mundial a maior parte da Ásia estava sobre o comando dos europeus.

Três ou quatro séculos de controle europeu diferente da África trouxeram além de más conseqüências, boas conseqüências também. Como a contribuição com novas idéias e técnicas de agricultura, indústria e comercio, saúde e educação e administração política.

Poucas regiões estavam aptas a se adaptar, mas as que conseguiram se desenvolveram muito rápido e bem como o Japão apos sua independência. Já os maus problemas foi a exploração de riqueza, divisão de território sem levar em conta as culturas, problemas políticos e sociais.

Pode-se concluir então que o imperialismo deixou marcas que estão presentes na atualidade nos países que foram usados como colônias, isso se reflete na sua cultura, política e economia, e de certa forma ainda são dominados pelas nações poderosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com