TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imperialismo Definição

Relatório de pesquisa: Imperialismo Definição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 4

IMPERIALISMO

Definição:- Termo empregado para caracterizar a expansão ou a tendência de ampliação política e econômica de uma nação.Os meios utilizados para a consecução desses objetivos são variados(negociações, anexação ou conquista de territórios, controle de mercado etc.).

A História tem fornecido inúmeros exemplos de imperialismo,começando pela expansão ultramarina até os dias atuais.

Antigamente, algumas sociedades consideravam o imperialismo como uma verdadeira benção aos países colonizados, que poderiam usufruir do progresso político,econômico e cultural. Mas na verdade o imperialismo é uma espécie de domínio sobre os mais fracos.As sociedades contemporâneas reconhecem a existência de uma forma sutil de imperialismo utilizada para alterar ou impedir as relações entre as nações.

A partir de 1.870, a Revolução Industrial expandiu-se por diversos países europeus, além dos EUA. Uma série de inovações tecnológicas ocorreu no período entre 1.850 e o século seguinte: o processo de transformação do ferro em aço, o desenvolvimento do motor de combustão interna, a eletricidade e ots. Para aumentar a produção e se adequar as inovações tecnológicas os empresários precisavam de mais capital.Os pequenos e os médios empresários não tinham mais igualdade de oportunidades,ou faliam ou associavam se a outros para formar um negócio maior.O capital concentrou-se nas grandes empresas e apenas um pequeno grupo dominava determinados ramos de produção formando assim os cartéis.Vou dar um exemplo de cartel simples para vocês assimilarem melhor.(uma rede de farmácias numa mesma cidade consegue vender a preços mais baixos devido a vários fatores:-compram em maior quantidade conseguindo descontos, ou sonegam impostos...oque acontece?? Eles vendem mais barato e acabam engolindo as menores como pequenas farmácias ou farmácias de bairro que por sua vez muitas vezes acabam fechando as portas).

Para investir em tecnologia as empresas passaram a solicitar empréstimos aos

bancos.Estes além de emprestar, começavam a investir na indústria e comércio, controlando importantes complexos industriais. Surgiu assim o capital financeiro-Fusão do capital dos bancos com o capital industrial e comercial que passou a

controlar a economia dos paíse capitalistas mais avançados e a promover a concentração de capital em benefício próprio.

Com a ascensão capitalista do Japão e EUA os europeus começaram a perder mercado e para compensar passaram a investir na África,Ásia e América Latina.Para essas áreas foram enviadas os capitais excedentes que estavam sem aplicação nos países desenvolvidos.Esses capitais eram emprestados para a realização de obras públicas com altos juros, ou em ferrovias, minas e indústrias.Enviaram também para África e Ásis população indesejada na Europa, mas útil nas terras colonizadas.

“A BUSCA DE COLÔNIA E A DISPUTA PELOS MERCADOS MUNDIAIS LEVARAM OS PAÍSES CAPITALISTAS DESENVOLVIDOS A LUTAS QUE CULMINARAM EM GUERRA.ESSA NOVA FASE DO CAPITALISMO NO SECULO XIX E BASEADA NA EXISTÊNCIA DOS OLIGOPÓLIOS, NO DOMÍNIO DO CAPITAL FINANCEIRO E NA DISPUTA ENTRE OS PAÍSES PELO DOMÍNIO DE COLÔNIAS E ÁREAS DE INFLUÊNCIA DAMOS O NOME DE IMPERIALISMO.

‘A BUSCA DE COLÔNIA E A DISPUTA PELOS MERCADOS MUNDIAIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com