TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imperialismo E Neocolonialismo

Artigo: Imperialismo E Neocolonialismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 2

Denomina-se Imperialismo a fase onde o sistema capitalista torna-se industrialmente mais tecnológico, utiliza métodos mais agressivos na busca de mercados, adquire uma abrangência mundial e passa a ser conduzido e manipulado por empresas multinacionais e por grandes bancos.

Dois dos componentes fundamentais do Imperialismo são o capitalismo monopolista e o capitalismo oligopolista, ou seja, o surgimento e a ação de grandes empresas industriais que passam a deter a maior parte do mercado, pois dificulta a concorrência às pequenas e médias empresas. Outro componente do imperialismo e que age de forma semelhante é o capitalismo financeiro dos grandes bancos, onde empresas fornecem empréstimos e provocam endividamentos, obtendo grandes lucros.

Na busca por novos mercados consumidores, pelo fornecimento de matérias-primas e de combustíveis e por locais para novos investimentos é que as potências europeias passam a conquistar novas colônias na África, Ásia e Oceania. O Neocolonialismo, portanto, é o terceiro componente do Imperialismo, ou seja, um desdobramento da evolução do capitalismo contemporâneo.

O imperialismo aplicado pelos europeus na África na segunda metade do século XIX deixou feridas no continente até os dias de hoje. Além de explorar os recursos naturais, o imperialismo provocou graves conflitos étnicos na África. A cultura africana também foi muito prejudicada neste processo.

O Neocolonialismo foi a principal expressão do imperialismo, forma assumida pelo capitalismo a partir da Segunda Revolução Industrial. O domínio das potências europeias não foi apenas econômico, mas completo, ou seja, militar, político e social, impondo à força um novo modelo de organização do trabalho, que pudesse garantir, principalmente, a extração de minérios, para as industrias da Europa. A violência militar e a exploração do trabalho somam-se as imposições sociais, incluindo a disseminação do cristianismo entre os povos nativos, num processo de aculturação.

Do ponto de vista ideológico, o neocolonialismo foi justificado por uma teoria racista, que julgava que os povos asiáticos e, principalmente africanos, não poderiam atingir o progresso e o desenvolvimento sozinhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com