TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imperio Na Educação

Casos: Imperio Na Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 3

Educação no Império

Na educação Romana durante o Império nota-se uma crescente intervenção do Estado nos assuntos educacionais, para obter uma boa administração do Império uma montada máquina burocrática,com funcionários bem instruídos.

Havia uma procura muito grande para os cursos de Estenografia (ou taquigrafia). Para o historiador da Educação Marrou, a sua origem foi por volta do século IV A.C, mas o uso continuo veio a partir do tempo de Cícero. Esta atividade era conhecida como Notários, ou seja, hoje conhecemos como tabeliães, inicialmente eram apenas secretários, mas com o passar do tempo foram adquirindo mais poder.

Embora o estado se interesse pelo desenvolvimento da Educação, de inicio ficaram apenas de longe apenas inspecionando mais ou menos, com isso a educação era restrita a iniciativa particular. Com o passar do tempo, passou a oferecer ajuda financeira, com isso passou a ter o controle e por fim tomou para si a responsabilidade. No século I a. C, o estado já estimulava a criação de escolas municipais. Cesar concedera o direito da cidadania aos mestres liberais.

No século I a. C Vespasiano liberou de impostos os professores de ensino médio e superior, e instituiu o pagamento de alguns cursos. Com o passar dos tempos, os imperadores legislaram exigência de que todo o professor de escolas particulares fosse pagos com pontualidades, e definiram o valor a ser pago.

O imperador Juliano (ano 362), coube a ele oficializar toda nomeação feita aos professores. Ele também era chamado de O Apostata, ele era contra a expansão do Cristianismo, apartir dessa medida, impedir a contratação de professores Cristãos.

Outro destaque do império foi o desenvolvimento do ensino terciário, com os cursos de filosofia e retórica. A continuidade dos estudos era exigida para ter posição mais alta.

Durante a Republica, a maneira de um jurista aprende a ser oficial, era apenas acompanhar o trabalho dos tribunais. A partir das conquistas romanas, pretores peregrinos se dirigiam as comunidades submetidas, foi aonde se deu a origem ao Direito das Gentes.

Com o crescimento de casos de conflitos, foi exigido que os juristas compilassem os editos dos pretores, resolução do senado, as decisões dos governadores. Por isso, no Império já: havia a exigência a formação por quatro ou cinco anos.

Muitas bibliotecas foram criadas, e os romanos se apropriaram de manuscritos que foram encontrados pela região. Ainda crescia o museu de Alexandria, o Circuito de Pergamo e a Universidade de Atenas no século II d.C.

Conclusão:

Concluímos que a civilização Romana teve uma grande contribuição para o desenvolvimento, como por exemplos: Direitos, Arte, Literatura, Arquitetura, Tecnologia, Religião, Governo, e da Linguagem do Mundo Ocidental e sua historia continua a ter uma grande influencia sobre o mundo de hoje.

Os Romanos souberam assimilar muitos aspectos da cultura dos povos vencidos, principalmente dos gregos.

Eles eram dotados de cursos práticos e com isso souberam usar essas influencias através destes cursos práticos eles introduziram inovações, como por exemplo, a formação de um curso superior.

Com isso acabaram por levar as suas gerações futuras varias outras contribuições, e ajudaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com