TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância dos Militares na Proclamação da República

Por:   •  5/7/2017  •  Projeto de pesquisa  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

Tema: Importância dos Militares na Proclamação da República

Introdução

Identificar qual foi o métodos e caminhos do militares nos eventos que antecederam à República a partir de 1870, ou seja, a guerra do Paraguai, quando estes ganham outras concepções sobre o governo que os estava regindo. Assim podemos compreender como tornaram um dos pilares principais para a derrubada da monarquia e a implantação da República no Brasil em 1889 assumido o governo no seu inicio até 1891.

Justificativa

A partir das obras que analisar essa parte da história como , Emilia Viotti em , Da Monarquia à República, onde descreve todo inicio do declínio político e do poder da monarquia e um novo surgimento de uma nova força militar com pensamentos positivistas.

Por outro lado, como falamos, analisaremos os períodos de 1870 à 1891 o qual acontece o clímax para os movimentos republicanos. Onde o militar, braço armado e um dos pilares principais para queda da monarquia ganham força,e também são apoiados pela classe média. Liderados inicialmente o Marechal Deodoro e influenciados por Benjamin Constant marcam esse feito na história do Brasil.

Objetivos Gerais

- Compreender a mentalidade dos militares nesta época

- Descrever sobre os outros pilares que acrescentaram no declínio da monarquia

- Analisar a bibiografia sobre o tema

Objetivos Específicos

- Analisar a classe média que apoiava os militares

- Compreender a liderança que ocorria dentro das forças armadas após a proclamação da República.

Quadro teórico

Segundo Murilo(1990), na obra a formação das almas, tal importância do militar fica clara, porém ele cita que foi um conjunto junto ao partido e a população a qual já estava insatisfeita com o imperador sendo assim o militar se torna grande propositado desse feito nacional. Colocando a republicar em vigor, entretanto ele deixa dúvidas de quem é o principal personagem dessa proclamação, ele dividiu a responsabilidade desse feito, citando Benjamin o fundador, Deodoro o proclamador, Floriano o consolidador. Porque  sentiram que o imperador já não havia mais a vontade de governo, afimarções feitas pelos os apoiadores de Deodoro.

Essa decorrente crise ocorrida no Brasil para que o militar tivesse ganhado força, foi após a massacrante da guerra do Paraguai entre os anos de 1864 a 1870, o qual a obra a construção nacional , pela coordenação de José Murilo de carvalho, capitulo escrito por Leslie Bethell(2012) , explicar o fato ocorrido para que o Brasil tivesse pedido empréstimo as bancos de Londres e recrutado homens para luta na guerra.

Outro fato que analisamos foi a impopularidade da filha do imperador e seu esposo, Isabel e conde d´Eu , respectivamente. Se tornando mais um motivo para outra força assumir o poder, segundo Roderick J. Barman(2013), que essa impopularidade surgiu durante e após a guerra do Paraguai.

Emilia Viotti (1998) também em sua obra comenta o marco revolucionário ocorrido no Brasil em 1889, em sua obra Da Monarquia à República , ela vai além só do militar , cita que a classe média rural que também apóia o militar para a tomada do poder . Entretanto coloca que teve ajuda de outras questões, a religiosa e o fim da escravidão nesse processo.

Sobre-estima que o papel do exército na proclamação da república, como fez toda a tradição monarquista desde os primeiros tempos, é esquecer as contradições profundas que abalavam o regime e que possibilitaram o sucesso do golpe. (VIOTTI, 1998, p. 462).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com