TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Independecia Da América Espanhola

Exames: Independecia Da América Espanhola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2013  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  495 Visualizações

Introdução:

A Independência da América Espanhola se dá por diversos motivos acarretados pelas transformações ocorridas no século XVIII na Europa, dentre eles a queda do Absolutismo, a Independência das colônias inglesas na América do Norte, as Revoluções Industrial e Francesa, o Iluminismo e também a ascensão de Napoleão Bonaparte. Tudo isso causou um grande impacto na América Espanhola.

No final do século XV e início do século XVI, a Espanha constituiu um imenso império colonial, riquíssimo em metais preciosos, que até o final do século XVIII era o principal lucro da Coroa Espanhola.

A administração da Coroa passa a contar com quatro vice-reinos: Nova Granada, Nova Espanha, Rio do Prata e Peru. Também passam a existir as quatro Capitanias Gerais com função de defesa aos vice-reinos: Guatemala, Chile, Cuba e Venezuela.

O Pacto Colonial permaneceu com o monopólio comercial através de limitações comerciais e algumas obrigações por parte da colônia. No século XVIII a riqueza das colônias não era a mesma devido a Espanha ter sugado toda a riqueza de algumas regiões.

Com a economia em baixa e por ter um desenvolvimento atrasado, a Espanha é obrigada a importar produtos da Inglaterra e França ser tornando uma grande devedora desses países.

Como solução, a Coroa Espanhola aumentou os impostos e limitou mais ainda o comércio nas colônias, o que desagradou os colonos, principalmente os criollos( filhos de espanhois nascidos na América).

Dessa forma é iniciado a Independência das colônias hispano-americanas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com