TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indumentária: Barroco E Rococó

Casos: Indumentária: Barroco E Rococó. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2014  •  212 Palavras (1 Páginas)  •  214 Visualizações

Nos períodos do Barroco e do Rococó, séculos XVII e XVIII, prevalece mais o embelezamento do que a beleza propriamente dita, ou seja, o uso de artifícios não naturais para criar uma imagem e/ou padrão e assim a prática de penteados, grandes roupas, maquiagem, perfumes e enfeites diversos de maneira exagerada passam a ser a referência. –

O termo rococó forma da palavra francesa rocaille, que significa "concha", associado a certas fórmulas decorativas e ornamentais como por exemplo a técnica de incrustação de conchas e pedaços de vidro, usados na decoração de grutas artificiais. Foi muitas vezes alvo de apreciações estéticas pejorativas. Foi um movimento estético que floresceu na Europa entre o início e o fim do século XVIII, migrando para a América e sobrevivendo em algumas regiões até meados do século XIX.

O Rococó nasceu em Paris em torno da década de 10,70 como uma reação da aristocraciafrancesa contra o Barroco suntuoso, palaciano e solene praticado no período de Luís XIV. Caracterizou-se acima de tudo por sua índole hedonista e aristocrática, manifesta em delicadeza, elegância, sensualidade e graça, e na preferência por temas leves e sentimentais, onde a linha curva, as cores claras e a assimetria tinham um papel fundamental na composição da obra.

Visto por muitos como a variação "profana" do barroco,

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com