TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influencia Arabe

Trabalho Escolar: Influencia Arabe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  194 Visualizações

A influência Árabe

A visão muçulmana da vida tem um eco forte na arte da Espanha. Desde seus cantos mais suaves e sensuais, as jarchas, aleijados em parte da tendência estritamente religiosa, até suas monumentais obras de arquitetura.

Os árabes tiveram três períodos de desenvolvimento artístico na península: a arte califal que deixou pelo o seu lado três tipos de construções: a mesquita, de desenho quadrangular orientado sempre para o muro de orações, o Alcácer, consistente numa zona retangular de habitações em cujo centro se distribui formosos jardins labirínticos e fontes decorativas, assim como a alcazaba, fortaleza retangular rematada com torres quadradas e a torre de vela, por onde se podia vigiar o inimigo.

A arte almohade, desenvolvida para os séculos XII, especialmente em Sevilha, floresce numa etapa na que o grupo árabe no poder pretendia uma maior austeridade na vida comum. A isto se deve que se utilize o tijolo e as torres quadradas de escassa ornamentação, em contrapartida, aparecem os azulejos e mistura-se a escrita árabe com a cristã.

A arte mudéjar é uma mistura realizada por árabes convertidos ao cristianismo que se assentou em zonas reconquistadas. No sentido arquitetônico o mais relevante é o Alcácer de Sevilha e as sinagogas de Toledo. Esta arte orfevre tem duas vertentes: as jóias e as armas de guerra, cujas espadas luzem na empunhadura os nomes e escudos dos grandes cavaleiros das cruzadas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com