TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatica

Trabalho Escolar: Informatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo e análise do filme Matrix

Neo é um rapaz que trabalha numa grande empresa de softwares. Não tem vida social, chegando a ficar dias trancado em seu apartamento, mexendo no computador. Na empresa, ele já não aceita regras.

Morfeu, que representa forte poder de oposição ao sistema, é quem aparece para resgatar e salvar a raça humana. Procura por Neo, que ele julga ser o “Escolhido”.

Neo vive inquieto e procura por algo que não sabe o que é.

Trinity é outra aliada que trabalha junto a Morfeu nesse propósito.

* ‘É a resposta que nos impulsiona, Neo. A resposta está à sua procura. Se você desejar.’ (Isso nos leva a pensar sobre a importância dos questionamentos. Sair da zona de conforto, de comodidade, buscar respostas).

Alguns agentes poderosos – Matrix – vão a procura de Neo para destruí-lo e manter o controle.

Morfeu diz a Neo: ‘Você tem o olhar de quem aceita o que vê, mas está esperando acordar. Você sabe que há algo errado com o mundo, só não sabe explicar o que é... Há um zunido em sua cabeça... te enlouquecendo... E por isso você está aqui... (As vezes em que questionamos algo, que somos incomodados)

‘Somos escravos numa prisão... prisão da mente...’ (A acomodação no que nos é imposto)

‘O mundo que foi colocado ao seu redor para que você não visse a realidade. Você tem de ver por si mesmo.’ (Ver com seus olhos - e não com os olhos dos outros).

Neo tem a oportunidade de escolher se tomará a pílula azul (e continuar a viver na ilusão) ou de tomar a pílula vermelha (e enfrentar a realidade). Escolhe enfrentar a realidade.

Depara-se com o espelho (no reflexo da luz, ela vai até lá e retorna; em latim, reflectere significa, ‘fazer retroceder’, ‘voltar atrás’, ou seja, pensar o já pensado, voltar para si mesmo e colocar em questão o que já se conhece).

Morfeu faz uma pergunta a Neo: ‘Você já teve um sonho que parecia verdadeiro? E se você não conseguisse acordar desse sonho? Como você saberia a diferença entre os sonhos e o mundo real? (Para você, o que é verdadeiro? O que é falso?)

Aceitando viver a realidade, há plugues em Neo (que sugerem o cordão umbilical), rompimento da membrana e a tão sofrida transposição (de sair da zona de conforto do que é verdadeiro para todos e a luta para descobrir o que é verdadeiro para você, fazendo referência ao ‘parto de ideias’, de Sócrates).

Após o ‘parto’, Morfeu o recebe: ‘Bem-vindo ao mundo real.’

Neo diz sentir dor nos olhos. Morfeu lhe diz: ‘Seus olhos doem porque você nunca os usou’. (Ver o que os outros veem, e não o que você mesmo vê; aceitação; não enfrentamento da realidade)

Morfeu apresenta a Neo um cômodo todo branco: ‘Esta é a CONSTRUÇÃO’, (A capacidade de carregarmos nossa realidade com o que quisermos nela colocar; a força humana através da mente – John Locke: tábula rasa / Rousseau: hereditariedade)

Neo ainda tem dúvidas se aquilo é ‘real’. Morfeu diz: ‘O que é real? Como você define o real? Se estiver falando do que consegue sentir, cheirar, provar, ver... Então “real” são simplesmente sinais elétricos interpretados pelo cérebro (Platão / mas, até os sentidos podem nos confundir - exemplo: determinado tipo de ladrão que nos assalta será motivo de medo)

Morfeu apresenta a Neo o mundo que ele conhece... O mundo no final do século XX, ilusório, ‘parte de uma simulação neurointerativa’: Matrix

‘Você vivia num mundo de sonhos, mas este é o mundo que existe. BEM-VINDO AO DESERTO... DO REAL...’

Neo, então, vê tudo cinza. Morfeu explica:

A IA - Inteligência Artificial – (Damos mais importância às máquinas do que aos valores humanos).

‘Ao longo do tempo, precisamos de máquinas para sobreviver. A ironia do destino é que as máquinas encontraram mais energia do que precisavam. Há campos sem fim onde seres humanos jamais nascem. Somos ‘cultivados’. Nós queimamos o Sol. (Ficando tão mecanizados, impedimos a luz das ideias, da razão)

Neo reluta em aceitar o que vê. Morfeu então lhe diz:

‘Eu não disse que SERIA FÁCIL.

Eu só disse que SERIA VERDADEIRO.’

Neo pergunta se pode voltar, mas Morfeu lhe pergunta ‘pudesse, iria mesmo querer voltar?’ (Uma vez despertada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com