TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informação sobre a arquitetura presente na capela localizada na fortaleza de Santa Cruz da Barra

Artigo: Informação sobre a arquitetura presente na capela localizada na fortaleza de Santa Cruz da Barra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Artigo  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 2

O tema escolhido permite partilhar ao grupo de estudo um pouco do conhecimento sobre a arquitetura presente na capela situada no interior da fortaleza de Santa Cruz da Barra (Niterói, RJ). Com uma vantagem no sentido de haver poucos estudos sobre os modelos arquitetônicos presentes na construção da fortaleza em si e em sua capela, cita-se como exemplo uma arquitetura barroca e jesuítica. Considerado um dos grandes exemplares da arquitetura colonial portuguesa, A Fortaleza de Santa Cruz da Barra foi feita com pedras trazidas de Portugal a partir de 1567.

A Fortaleza.

De propriedade do Ministério da Defesa, sob a administração do Exército, a Fortaleza de Santa Cruz e todo o conjunto de edificações situadas após o portão contíguo ao canal (área construída de 7.153 m²) ela foi situada como Patrimônio Histórico Nacional desde 1939. A partir de 2002 vêm sendo procedidas obras de restauração, com recursos vindos do BNDES, através de convênio com a Fundação Cultural do Exército (FunCEx), compreendendo obras de construção de esgoto sanitário, recuperação de telhados (atacados por cupins), restauro do emboço e pintura externa, impermeabilização da laje do Pátio de Comando e do Salão de Pedras (antigo paiol).

Atualmente, o visitante encontra quarenta e duas antigas peças de artilharia, de diversos períodos, distribuídas pelas três baterias.

Com uma área construída de 7.153 metros quadrados, o conjunto apresenta planta poligonal irregular, onde poder ser identificados três períodos de arquitetura militar:

• O primeiro, remontando ao século XVII, com trechos das primitivas muralhas, a chamada Cova da Onça, as cumunas (sanitários) e a Capela de Santa Bárbara;

• O segundo, caracterizado pela reconstrução no século XVIII, salientando-se trechos das muralhas, as guaritas, as celas dos calabouços, e a cisterna, inaugurada em 1738 no governo de Gomes Freire de Andrade (1733-1763);

• O terceiro, da segunda metade do século XIX, representado pelo chamado Salão de Pedras (paiol de munição, 1875), pelos pátios e galerias (Galeria 2 de Dezembro, Galeria 25 de Março) e pelas baterias (Bateria de Santa Teresa, ou Bateria do Imperador), em cantaria de granito, guarnecidas por canhões.

Capela de Santa Bárbara

A Capela de Santa Bárbara é uma das mais antigas do Rio de Janeiro foi construída no século XVIII pelo governo de Martins de Sá (1602-1608). Ela foi reconstruída em 1912 por determinação do comandante e coronel Inocêncio Ferreira de Oliveira, responsável também pela introdução da iluminação elétrica da Fortaleza.

Restaurada, a capela conta com uma imagem original da Santa Bárbara, entalhada em madeira, em tamanho natural.

Segundo a lenda existente na Fortaleza, as tentativas feitas no passado, no sentido de transferir a santa para outro local, sempre se malograram. De forma inexplicável, o mar infalivelmente se revoltava e o tempo se tornava tempestuoso, impedindo sua trasladação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com