TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ELABORAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL LOCAL/REGIONAL NA POLÍTICA DE HABITAÇÃO: Diagnóstico Social do Município de Santa Cruz/RN

Por:   •  15/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 DADOS DA CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO................................................4

2.2 HISTÓRIA        

2.3 LEVANTAMENTO DOS INDICADORES SOCIAIS QUE REPRESENTAM O IDH        5

2.4 AVANÇOS E POSSIBILIDADES PARA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO PAÍS.............................................................................................................................6

3 CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar para vocês a elaboração de um diagnóstico da problemática social do município de Santa Cruz/ RN, trazendo na primeira instância a caracterização do município apresentando-lhes o numero de habitantes, sua área geográfica e posição geográfica assim como outros pontos elencados. Destacando a história do município marcada pela religiosidade, tragédias e superações.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. dados da caracterização do município

O Município de Santa Cruz localiza-se no Estado do Rio Grande do Norte, que de acordo com o censo de 2010, sua população é de 35.797 habitantes e em 2014, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sua população é de aproximadamente 38.142 habitantes, com uma área territorial de 624,390 km², densidade demográfica de 57,33 hab./km², tendo como código do Município 2411205 e seu Gentílico: santa-cruzense. A população ate 18 anos residentes no município no período de 2012 é de aproximadamente 12.852 habitantes.

  1. história

No ano de 1831, o proprietário da Fazenda Cachoeira, o senhor José Rodrigues da Silva, aliou-se aos irmãos João da Rocha e Lourenço da Rocha, onde na cidade eles eram conhecidos como os irmãos Rocha, que eram os novos donos de terras na localidade de Malhada do rio Trairi, povoado de Santa Rita da Cachoeira. A escolha desse local para que se pudesse instalar uma população foi feita devido na localidade da Cachoeira não ter água o suficiente para suprir as necessidades de uma população. Foram-se construindo casas ao redor de uma capela construída em homenagem a Santa Rita de Cássia no qual José Rodrigues era devoto. O povoado ao longo do tempo mudou várias vezes de nome, depois de Santa Rita da Cachoeira, mudou para Santa Cruz da Ribeira do Trairi e por último, Santa Cruz. Após quatro anos, em 1835 com o nome de Santa Cruz da Ribeira do Trairi, tornou-se Distrito. O Padre Antônio Rafael Gomes de Melo, o Tenente coronel Ivo Abdias Furtado de Mendonça e Menezes e dos fazendeiros Trajano José de Faria e Félix Antônio de Medeiros lutaram para transformar o distrito em município, no qual somente em 11 de novembro de 1876 foi desmembrado do município de São José de Mipibu e tornou-se Município, passando a se chamar em 1890 simplesmente de Santa Cruz. Hoje Santa Cruz é mais conhecida por terra santa, devido ter uma Estátua da Santa Rita de Cássia, sendo a maior estátua religiosa da América Latina na qual possui 56 metros de altura estando localizada no complexo turístico religioso.

Santa Cruz tem sua história marcada pela religiosidade, tragédias e superação de adversidades, além de um povo hospitaleiro. No dia 1º de abril de 1981 foi atingido por uma das maiores tragédias em toda história do Rio Grande do Norte, no qual Santa Cruz assistiu a destruição de grande parte da cidade arrasada pela enchente provocada pelo rompimento do açude Mão D´água, em Campo Redondo/RN. O estrago provocado pela  catástrofe registrou a derrubada de mais de mil casas, cinco mil pessoas desabrigadas  e a morte de seis moradores vitimada pela força das águas. E, da adversidade nasceu uma nova cidade construída nos escombros da tragédia. Hoje em dia, após 33 anos, a cidade esta inovada, apesar de toda fatalidade ocorrida, o povo de Santa Cruz nunca deixou de lado a sua religiosidade. A construção da maior imagem católica do Brasil no Monte do Cruzeiro, antigo Monte Carmelo, é a prova de que Santa Cruz não abandonou suas raízes e sua fé na santa padroeira, Santa Rita de Cássia. Hoje, a romaria de fiéis que visitam a cidade para ver a imagem, pedir milagres e bênçãos da santa e pagar promessas feitas por graças alcançadas, transformou Santa Cruz num dos principais destinos do turismo religioso de todo o Nordeste. Os registros históricos são escassos, a única exceção é a professora aposentada da UFRN, Cleudia  Bezerra Pacheco, que mantém com recursos próprio e dedicação umbilical o Museu Auta Pinheiro Bezerra, na fazenda Boa Hora, a oito quilômetros da sede do município.

  1. Levantamento dos indicadores sociais que representam o idh

O IDH Municipal varia de 0 a 1 considerando indicadores de longevidade (saúde), renda e educação. Quanto mais próximo de 0, pior é o desenvolvimento humano do município. Quanto mais próximo de 1, mais alto é o desenvolvimento do município. Os indicadores são de educação, expectativa de vida, saúde, trabalho e renda, com dados extraídos dos Censos Demográficos de 2010.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Santa Cruz é 0,635. O município está situado na faixa de Desenvolvimento Humano Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699), o IDH Longevidade é de 0,761. IDH Renda com 0,597 e o IDH Educação é de 0,564. A porcentagem de pessoas de 18 anos ou mais sem o ensino fundamental completo e em ocupação informal é de 51,53%, em 2010, das pessoas ocupadas na faixa etária de 18 anos ou mais, 22,90% trabalhavam no setor agropecuário, 0,23% na indústria extrativa, 5,56% na indústria de transformação, 8,80% no setor de construção, 1,38% nos setores de utilidade pública, 15,70% no comércio e 41,59% no setor de serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com