TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teórico Analítico I apresentado ao Curso de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul

Por:   •  14/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.219 Palavras (17 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

CURSO DE PSICOLOGIA

Ludmila de Lara Teixeira

TEÓRICO ANALÍTICO I

Santa Cruz do Sul

2015

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

Ludmila de Lara Teixeira[pic 6]

TEÓRICO ANALÍTICO I

Teórico Analítico I apresentado ao Curso de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul como tarefa integrante do Estágio Integrado em Psicologia III e IV.

Professor  Orientador: Miguel Angel Liello

Santa Cruz do Sul,

      2015

[pic 7]

“Para entender um sintoma temos que entender a vida, a existência de quem as vive, porque somente a vida contém a essência do sentimento existencial de cada um”                                           (Ribeiro, 1999).

[pic 8]

SUMÁRIO

1 DADOS GERAIS.........................................................................................................5

2 APRESENTAÇÃO.......................................................................................................6

3 REFERENCIAL TEÓRICO.........................................................................................6

4 DISCUSSÃO................................................................................................................11

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................15

REFERÊNCIAS..............................................................................................................16

1 DADOS GERAIS

  1. Identificação da Acadêmica

Acadêmica: Ludmila de Lara Teixeira- Matrícula 80114

Psicologia- Formação do Psicólogo/ 3025

Telefone: (51)9404-8752

E-mail: ludmilateixeira1@mx2.unisc.br                                                         Ênfase: Psicologia e Políticas Públicas

1.2 Identificação do Local de Estágio

Serviço Integrado de Saúde  (SIS)

Endereço: Av. Independência, n° 2293/ UNISC-Bloco 31

Bairro: Centro

Telefone: (51) 3717 7480

Abordagem: Gestalt-terapia

1.3 Orientador        

Miguel Angel Liello

CRP/RS: 07/4730

E-mail: mangel@unisc.br

1.4 Coordenadores do Local

Rosangela Fontoura da Cruz (Curso de Psicologia)

Vera Elenei da Costa Somavilla (Curso de Enfermagem)

Francisca Maria Assmann Wichmann (Curso de Nutrição)

Renata Jucá (Curso de Medicina)

  1. APRESENTAÇÃO

O trabalho aqui realizado será conceituado como um Teórico Analítico, caracterizado como atividade integrante do Estágio Integrado em Psicologia III e IV. O mesmo refere-se ao período de estágio curricular, realizado no Serviço Integrado de Saúde (SIS), referente ao primeiro semestre do ano de 2015.

Neste estudo, pois, trago a breve descrição de um caso atendido durante o referido período de estágio, utilizando como apoio teórico a abordagem da Gestalt-terapia, com a articulação a Ênfase de Psicologia e Políticas Públicas. Realizarei, nesse sentido, uma discussão sobre a atenção integral ao sujeito durante os atendimentos realizados no SIS, pensando em problematizar a prática clínica em Gestalt-terapia, enquanto um modo de promover saúde, como um todo.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

        E foram várias as ideias para dar corpo ao trabalho. Mas era de se optar por uma ou outra. Será? Será que não se pode escrever sobre algo que também nos fale das demais ideias, que também nos leve a traçar alguns pontos que poderiam ser trilhados pelos demais temas? Essa foi minha escolha, procurar falar sobre uma temática que acredito perpassar toda atividade realizada nesse primeiro período de estágio: o atendimento como uma atenção integral ao sujeito. A temática segue, então, com o apoio da abordagem da Gestalt-terapia, articulando- se com a ênfase em Psicologia e Políticas Públicas.

3.1 Atenção Integral e Psicologia

        A Psicologia, enquanto profissão e formação profissional se desenvolve no Brasil no contexto histórico da suspensão dos direitos fundamentais, incluídas aí as liberdades de organização e de expressão. Sendo que, os 48 anos de regulamentação da profissão, a retratam como um campo ainda em busca de maior inserção social e representatividade política (YAMAMOTO; OLIVEIRA, 2010). Conforme os autores (2010), a Psicologia instituiu-se como um saber e uma prática predominantemente conservadores, direcionando-se, muito tarde, para a construção de um projeto de transformação social.

        Da mesma forma, se fizermos um retrospecto histórico, é possível verificar que o movimento em torno das mudanças no Sistema Nacional de Saúde, principalmente a partir de 1980, foi o primeiro fator determinante na entrada assumida pelo trabalho dos psicólogos no campo da saúde pública (YAMAMOTO; OLIVEIRA, 2010) .

        A prática do psicólogo, desta forma, era uniformizada, pautada na atuação hegemônica da Psicologia daquela época, influenciada pela difusão de uma cultura psicanalítica. O objetivo do trabalho do psicólogo era ajustamento, adaptação, autorrealização, desenvolvimento, convivência e desempenho, almejando, em primeiro plano, um estado de normalidade (BOCK apud YAMAMOTO; OLIVEIRA, 2010).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (215.3 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com