TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inidentidade Culturais

Monografias: Inidentidade Culturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

A identidade cultural brasileira

A identidade brasileira é marcada pela multiplicidade, ou seja, a multiplicidade de culturas étnicas que formaram o país em suas raízes históricas. A identidade cultural brasileira vai refletir os vários povos que constituíram demograficamente nosso país, ou seja, ela é o resultado das miscigenações de povos e costumes que geraram uma terceira geração cultural, a qual pode se denominar a real identidade nacional. Ao nosso ver, essa terceira geração cultural é melhor definida a partir da multiplicidade.

O processo de evolução humana concretiza-se por meio do progresso do pensamento, do avanço tecnológico, da ciência e do processo civilizatório desencadeados. Podemos inferir que a construção da identidade brasileira é um processo complexo, desagregador de conjuntos e montador de novos núcleos que ao mesmo tempo são plurais e tolerantes. A caracterização da nossa identidade se liga, intimamente, na existência de uma identidade cultural, portanto, ao definirmos identidade nacional, certamente, precisamos recorrer a identidade cultural. O Brasil sofreu influência de portugueses, negros, índios e imigrantes. Daí resultam uma série de aspectos da nossa população.

Assim, a identidade nacional, é o somatório de valores culturais resultante da vivência, que, apesar de incluir as discrepâncias ou heterogeneidades regionais e peculiaridades grupais, seja caracterizável por um traço que permita a definição de um perfil multidimensional hegemônico baseado em homem, território, instituições, língua, costumes, religiões, história e futuros comuns.

Podemos inferir, então, que a identidade brasileira efetiva-se na existência de uma nação, representada pelo idioma, pelo Estado e por sua constituição geográfica. Essa identidade nacional tem como base cultural uma amálgama de valores e costumes que conferem à nossa identidade um caráter plural, porém único.

Por outro lado, podemos dizer que a experiência de identidade nacional, pode ser ligada com o documento identidade ( RG), pois a identidade nacional não é algo inato, ou seja, esse conteúdo pode variar de pessoa para pessoa, uma vez que um cidadão gosta de futebol, a sua identidade nacional, seja ela cultural ou não, passará pela associação do Brasil com o país do futebol; um outro cidadão pode gostar de carnaval, então, desprezar o nosso esporte, e inferir que o Brasil é o país do carnaval em todos os sentidos. Portanto, temos uma identidade nacional plural, seja ela burocrática, cultural e, até mesmo, política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com