TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Revolução Industrial

Dissertações: Introdução à Revolução Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2015  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  1.037 Visualizações

Página 1 de 4

Capítulo 1: Surgimento

Da

Revolução Industrial

No decorrer do século XVIII, a Inglaterra passou por uma grande transformação no setor da produção, em decorrência dos avanços das técnicas de cultivo e da mecanização das fábricas, a qual se deu o nome de Revolução Industrial.

Capítulo 2: Fases da Evolução da Indústria e

Suas Características

ARTESANATO- O artesanato compôs a primeira fase da evolução industrial, se definia pela produção independente onde cada artesão possuía os meios de produção: ferramentas, matéria-prima, instalações. Controlava o ritmo de produção e determinava os preços.

MANUFATURA- Nessa etapa o trabalho manual foi substituído pelo uso de máquinas, produzindo assim mais produtos em menos tempo, o trabalho passou a ser feito em etapas e especializado (cada trabalhador executava uma ação). Assim sendo, agora os capitalistas que controlavam o processo produtivo, eram os donos das máquinas, determinavam o ritmo da produção e o valor final das mercadorias, os trabalhadores não possuíam o controle de mais nada, apenas eram pagos pelo que lhes era ordenado fazer.

Capítulo 3: Razões do Pioneirismo Inglês

Em 1750 quando a Inglaterra cria a máquina a vapor acaba dando um grande salto no desenvolvimento tecnológico.

4 fatores podem explicar isso:

-Seu subsolo possuía reservas de carvão mineral, que era a principal fonte de energia para as novas fábricas;

- Possuía ainda reservas de minério de ferro que era o material usado para a construção das máquinas;

- A grande quantidade de desempregados facilmente explicada pela “Lei dos Cercamentos de Terras” que consistia na transformação das terras de senhores e servos em pastos para as ovelhas, lembrando que a lã era um dos pilares da expansão comercial inglesa junto com o carvão e o ferro. Frente a essa lei, os servos migraram para as zonas urbanas, podendo ser usados como mão de obra barata;

- A burguesia inglesa havia acumulado bastante capital, podendo investir na construção de grandes fábricas;

Capítulo 4: Fases da Revolução Industrial e Suas Características

Primeira Fase

Correspondeu ao período que se estende de 1760 a 1850; nesse período a Inglaterra liderou o processo de industrialização. O desenvolvimento técnico-científico, implementando a modernização econômica, foi significativo; surgiram então as primeiras máquinas feitas de ferro que utilizam o vapor como força motriz. Por outro lado, a existência de um amplo mercado consumidor para artigos industrializados - América, Ásia e Europa - estimulava a mecanização da produção.

Na primeira fase da Revolução Industrial, a indústria têxtil foi a que mais se desenvolveu. A grande oferta de matéria-prima (o algodão, cujo maior produtor era os Estados Unidos) e a abundância de mão-de-obra barateavam os custos da produção, gerando lucros elevados, os quais eram reaplicados no aperfeiçoamento tecnológico e produtivo. Assim, também o setor metalúrgico foi estimulado, bem como a pesquisa de novas fontes de energia.

- Os trabalhadores (na maioria mulheres e crianças por receberem menos que os homens) das fábricas recebiam salários baixos, trabalhavam por pelo menos 15 horas, enfrentando péssimas condições de trabalho.

Segunda Fase

Teve inicio nos Estados Unidos no final do século XIX e começo do século XX.

Criação e uso de novas tecnologias como, por exemplo, veículos automotores e aviões (carros, ônibus, etc).

- Houve também um significativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com