TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JULES HENN FAYOL

Casos: JULES HENN FAYOL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 5

Conceito da Teoria de Administração Industrial Segundo Fayol

Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.

Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Cientifica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das idéias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios , Princípios Básicos de Fayol relacionou 14 princípios básicos:

1- Divisão de trabalho: Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários, assim favorecendo a eficiência da produção e aumentando a produtividade.

2- Autoridade e responsabilidade: Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.

3- Unidade e direção: O controle único é possibilitato com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.

4- Unidade de comando: Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra ordem.

5- Disciplina: Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas para todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.

6- Prevalência dos interesses gerais: Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.

7- Remuneração: Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.

8- Centralização: As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas.

9- Hierarquia: Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.

10- Ordem: Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.

11- Equipe: A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa.

12- Estabilidade dos funcionários: Uma rotatividade alta tem consequências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários.

13- Iniciativa: Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.

14- Espírito de Equipe: O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.

Vantagens e Desvantagens de Fayol

Na concepção de Fayol, as vantagens do conceitos administrativo consiste em definir diretrizes, tomar decisões, atribuir responsabilidades e estabelecer metas em relação aos colaboradores. Fayol indicou alguns deveres que deveriam ser usados como modelo de gestão, como por exemplo: Unidade de direção; Unidade de Comando; Disciplina; Autoridade e responsabilidade; Divisão de trabalho; Subordinação de interesses individuais aos da organização; Remuneração do pessoal; Estabilidade pessoal; Iniciativa; Espirito de equipe.

As vantagens obtidas por organizações adotar essas medidas encontram-se: na maior produtividade, pois o trabalho é bem definido facilitando a produção em larga escala; no maior controle e coordenação das tarefas realizadas decorrendo da padronização das atividades desempenhadas; na maior racionalidade e eficiência no desempenho das tarefas. Nessas organizações é necessário que haja uma grande habilidade por parte da administração em reforçar e sustentar os padrões de poder e controle visando assegurar uma maior produtividade e eficiência.

As desvantagens esta relacionada aos problemas humanos o núcleo operacional, problemas de coordenação e os problemas de adaptação. Nesta estrutura há uma grande necessidade de controle, com isso surge com o mecanismo de coordenação, a padronização do trabalho. Este mecanismo torna o trabalho extremamente rotineiro no núcleo operacional, por ser simples e repetitivo não exigindo incentivos para desenvolver as capacidades dos funcionários e habilidades fazendo com que muitos se tornem insatisfeitos com a organização. Em consequência disso ocorre varias formas de resistências dos colaboradores como: absenteísmo, altas taxas de rotatividade, greves, apatia, descuido e falta de comprometimento com a organização.

A padronização não é adequada para tratar com esses problemas não rotineiros do centro administrativo, adotando então como mecanismo de coordenação à supervisão direta, portanto, esses problemas são levados para serem resolvidos na linha hierárquica acima, resultando na centralização do poder para a tomada de decisão nos mais altos níveis da hierarquia. Sendo assim, os problemas de decisão no centro administrativo tornam-se problemas de adaptação na cúpula estratégica. A burocracia mecanizada é planejada para um ambiente simples e estável, no entanto, a organização não pode esperar muita estabilidade. Os problemas não rotineiros vão sendo repassados para os níveis superiores, com excesso de procedimentos dificultando assim o processo de decisão e consequentemente a adaptação a mudanças. As informações que são levadas aos níveis superiores podem apresentar alguns problemas: a informação deve atravessar muitos níveis e enfrentar antes de alcançar o topo, ocorrendo perdas em cada um deles; muitas informações importantes podem estar atrasadas ou até mesmo nem chegam àqueles responsáveis pela tomada decisão. Por esses motivos, aqueles que estão no comando das organizações acabam por enfrentar os problemas impropiamente definidos, gerando dificuldades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com