TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jao E Maria

Artigo: Jao E Maria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  4.516 Palavras (19 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 19

RESUMOS DE CAPTULOS DA MATERIA TEORIA E SISTEMAS DA PSICOLOGIA.

PSICOLOGIA HUMANISTA.

A Psicologia Humanista surgiu na década de 50 e ganhou força nos anos 60 e 70, como uma reação às ideias de análise apenas do comportamento, defendida pelo Behaviorismo e do enfoque no inconsciente e seu determinismo, defendido pela Psicanálise.

A grande divergência com o Behaviorismo é que o Humanismo não aceita a idéia do ser humano como máquina ou animal, sujeitos aos processos de condicionamento. Já em relação à Psicanálise, a reação foi à ênfase dada no inconsciente, nas questões biológicas e eventos passados, nas neuroses, psicoses e na divisão do seu humano em compartimentos.

De forte influência existencial e fenomenológica, a Psicologia Humanista busca conhecer o ser humano, tentando humanizar seu aparelho psíquico, contrariando assim, a visão do homem como um ser condicionado pelo mundo externo. No existencialismo, o ser humano é visto como ponto de partida dos processos de reflexão e na fenomenologia, esse ser humano tem consciência do mundo que o cerca, dos fenômenos e da sua experiência consciente.

A maior contribuição dessa nova linha psicológica é a da experiência consciente, a crença na integralidade entre a natureza e a conduta do ser humano, no livre arbítrio, espontaneidade e poder criativo do indivíduo.

A realidade, para a Psicologia Humanista, deve ser exposta à temporalidade, deve ser fluída e não estática, permitindo que ao indivíduo a perspectiva de sua totalidade, desmistificando a idéia de uma realidade pura, confrontando-a com outras realidades. A integração entre o indivíduo e o mundo, permite que ele sinta a realidade presente, libertando-se das exigências do passado e do futuro.

Um dos principais teóricos da Psicologia Humanista foi Abraham Maslow (1908-1970), americano, considerado o pai espiritual do movimento humanista, acreditava na tendência individual da pessoa para se tornar auto-realizadora, sendo este o nível mais alto da existência humana. Maslow criou uma escala de necessidades a serem satisfeitas e, a cada conquista, nova necessidade se apresentava. Isso faria com que o indivíduo fosse buscando sua auto realização, pelas sucessivas necessidades satisfeitas.

Outro grande teórico da Psicologia Humanista foi Carl Rogers (1902-1987), americano, que baseou seu trabalho no indivíduo. Sua visão humanista surgiu através do tratamento de pessoas emocionalmente perturbadas. Ele trabalhou com um conceito semelhante ao de Maslow, a que deu o nome de tendência atualizante, que é a tendência inata de cada pessoa atualizar suas capacidades e potenciais.

Defendeu, também, a idéia de autoconceito como um padrão organizado e consciente das características de cada um desde a infância que, à medida que novas experiências surgem, esses conceitos podem ser substituídos ou reforçados. Para ele, a capacidade do indivíduo de modificar consciente e racionalmente seus pensamentos e comportamentos, fornece a base para a formação de sua personalidade.

Para Rogers, os indivíduos bem ajustados psicologicamente têm autoconceitos realistas e a angústia psicológica é advinda da desarmonia entre o autoconceito real (o que se é de fato) e o ideal para si (o que se deseja ser). Ele acreditava que o sujeito deveria dar a direção e o conteúdo do tratamento psicológico, por ter ele suficientes recursos de autoentendimento para mudar seus conceitos. A terapia centrada na pessoa e não em teorias, nasceu dessa idéia.

Os psicólogos humanistas estão unidos para proliferar os seus conceitos no estudo da Psicologia e torná-la, assim, mais voltada para o homem, objetivando questões a respeito da pessoa integral. É preciso entender que o humanismo é uma visão antropocêntrica.

O homem é autor da sua própria existência, da sua própria historicidade e também preso a essa historicidade. Até problemas mais significativos devem ser o objeto das investigações psicológicas para entender aquele individuo, a sua essência, sua individualidade.

Diferente de outras visões atuais da psicologia, o Humanismo entende que o homem não deve ser compreendido como um mero estudo dos comportamentos de ratos, porcos, chimpanzés ou outro animal qualquer. Percebem que a essência do homem não está contida nesses animais e sim nele mesmo.

Um dos conceitos elaborado pelos humanistas foi a alteração da ideia de “paciente” para “cliente”. Essa simples mudança de denominação proporcionaria ao psicólogo uma relação serviçal com o seu paciente, enriquecendo a vida desse cliente primeiramente e secundariamente buscando métodos para atingir o seu autoconhecimento.

Para os humanistas, o homem não deve ser compreendido, estudado e reduzido por categorias (ex. percepção, aprendizagem, personalidade). A busca por decifrá-lo está no próprio homem. É necessário entender que tudo está relacionado com seu “existir”.

A consciência intuitiva também exerce extrema importância. Nos métodos de pesquisa preconizados são aceitáveis todos os procedimentos – os métodos objetivos, a introspecção informal, o estudo de casos, a análise literária etc.

Para finalizar, é importante compreender que para os humanistas tudo que permanece no homem ajuda a elucidar e compreender os fenômenos psíquicos dos seres humanos.

A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

psicologia histórico-cultural proposta por Vygotsky nasce num contexto de questionamentos. A crise da Psicologia e a proposta de um novo método que fosse capaz de assegurar a conciliação de uma cientificidade na abordagem da vida psíquica, sem o reducionismo das abordagens positivistas ou naturalistas dominantes, foi alvo do pensamento e das propostas conceituais concebidas por esta escola.

Vygotsky (1989), influenciado pelo pensamento materialista-histórico de Marx, dentre outros, propõe que o desenvolvimento psíquico humano constitui-se como processo não desvinculado do mundo real, social e histórico do qual o sujeito está inserido. Desta forma, Vygotsky (1989) acrescenta,

[...] A internalização das atividades socialmente enraizadas e historicamente desenvolvidas constitui o aspecto característico da psicologia humana. É a base do salto qualitativo da psicologia animal para a psicologia humana. Até agora, conhece-se apenas um esboço deste processo. (p. 63).

São amplamente reconhecidas as influências do pensamento de Marx sobre as ideias de Vygotsky, além da influência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com