TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jean Peaget

Trabalho Escolar: Jean Peaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

mãe enérgica e inteligente contribuiu para que ele sempre se dedicasse aos trabalhos sérios.

Desde os 7 anos de idade ,observava os pássaros,fósseis,conchas marinhas.Escreveu um artigo sobre as observações de um pardal,estudou moluscos,tema em que defendeu sua tese de doutorado.

Em 1921,Claparéde se impressiona com seus artigos e o ajuda a ingressar no Instituto Jean Jacques Rosseau para desenvolver trabalho com crianças.Nesse período ,define seu objeto de estudo, a EPISTEMOLOGIA GENÉTICA.

Com este estudo ,descobriu as raízes das diversas modalidades do conhecimento desde suas formas mais elementares até o pensamento científico.O meio que usa é o MÉTODO CLÍNICO.

Foi adaptado para a investigação experimental e o objetivo foi superar o método de observação.Portanto consiste em conversar livremente com a criança sobre um tema dirigido e seguir os desvios tomados pelo seu pensamento a fim de reconduzi-la ao tema para obter justificativa testar a constância e fazer contra- sugestões.

Isso acontece quando conversamos com crianças pequenas sobre um determinado assunto e percebemos que elas ainda têm um conceito inadequado,mas que tem uma lógica.EX:um dia fui ao shopping com meu filho de 2 anos e meio e ele me pediu para comprar uma bola,eu expliquei que não tinha dinheiro naquele momento mas que iria trabalhar e receber o dinheiro e depois poderia comprar.Depois de 1 mês aproximadamente ,fomos ao shopping e no caminho ele me perguntou se eu havia trabalhado,eu disse que sim,e questionei porquê.Ele perguntou se eu recebi o dinheiro ao que eu disse sim, eu perguntei o porquê e ele disse então:”Hoje você pode comprar a bola pra mim”.

Um questionamento da criança que é aparentemente é estranho ,quando investigado pode-se perceber como ocorre o raciocínio,a lógica de seu pensamento.Mas muitas das vezes deixamos as falas de crianças de lado por falta de tempo com correria do dia –dia.

A PRIMEIRA ETAPA....constituiu na elaboração cujo objetivo foi captar a lógica da criança através do pensamento verbal.Para o estudo do raciocínio usou alguns testes psicológicos de lateralidade,definição dos objetos,família,seriação,inclusão,multiplicação lógica.

A SEGUNDA ETAPA....Denominava observação crítica,consistia em conversar livremente com as crianças sem limitar-se a perguntas fixas de forma a permitir a tomada de consciência e a formulação de suas próprias atitudes mentais. Surgem os primeiros escritos sobre o período SENSÓRIO-MOTOR.EX: quando a criança está diante de dois tubos com a mesma quantidade de tinta,porem um é baixo e largo e o outro alto e estreito e diz que tem mais tinta no tubo alto e estreito porque é o maior.

A QUARTA ETAPA......A elaboração dos quadros numéricos da pesquisa realizada com 2.159 crianças com a ajuda de 18 colaboradores.o pesquisador focalizou a apreensão dos processos cognitivos.Ele logo percebeu que o raciocínio de uma criança é diferente de um adulto,por isso passa a trabalhar com crianças pelo método clinico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com