TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Da Vida De Jean Piaget

Casos: Resumo Da Vida De Jean Piaget. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2013  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  1.526 Visualizações

Página 1 de 2

Jean Piaget

Jean Piaget nasceu na Suíça em 1896, aos 10 anos publicou seu primeiro artigo cientifico. Desde cedo interessado em filosofia, religião e ciência, formou-se em biologia e aos 23 anos mudou-se para Zurique, onde começou a trabalhar com o estudo do raciocínio da criança sob a ótica da psicologia experimental. Em 1924 publicou “A linguagem e o Pensamento na Criança”. Antes do fim da década de 1930 já havia ocupado cargos importantes nas principais universidades suíças, alem da diretoria do instituto Jean-Jacques Rousseau, ao lado de seu mestre Édouard Claparede, nesse período acompanhou a infância de seus três filhos, observação que chamou de “ajustamento progressivo do saber”. Ate o fim da vida recebeu títulos honorários das universidades européias e norte-americanas. Morreu em 1980 na Genebra – Suíça.

Jean Piaget foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20, a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia. Ele nunca atuou como pedagogo, ele foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação cientifica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, principalmente pela criança. Criou um campo de investigação que denominou de epistemologia genética. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios.

As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, para ele o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz.

Vem de Piaget a idéia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista. Educar para Piaget é “provocar a atividade”, insto é, estimular a procura do conhecimento.

Com Piaget ficou claro que as crianças não raciocinam como os adultos e apenas gradualmente se inserem nas regras, valores e símbolos de maturidade psicológica, mediante os dois mecanismos: assimilação e acomodação. A assimilação consiste em incorporar objetos do mundo exterior a esquemas resistentes.

A acomodação para ele se refere à modificação dos sistemas de assimilação por influencia do mundo externo. Crianças entre 02 e 03 anos estão em plena descoberta da representação. Começam a brincar de ser outra pessoa, com imitação das atividades vistas em casa e das personagens das historias.

Em seus estudos sobre crianças, Jean Piaget descobriu que elas não raciocinam como os adultos. Esta descoberta levou Piaget a recomendar aos adultos que adotassem uma abordagem educacional diferente ao lidar com crianças. Ele modificou a teoria pedagógica tradicional que, até então, afirmava que a mente de uma criança é vazia, esperando ser preenchida por conhecimento. Na visão de Piaget, as crianças são as próprias construtoras ativas do conhecimento, constantemente criando e testando suas teorias sobre o mundo. Ele forneceu uma percepção sobre as crianças que serve como base de muitas linhas educacionais atuais. De fato, suas contribuições para as áreas da Psicologia e Pedagogia são imensuráveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com