TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei Da Vacina

Artigos Científicos: Lei Da Vacina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Vocabulário:

Aturdida: desorientada, confusa.

Estopim: elemento desencadeador de uma série de acontecimentos.

Barricada: barreira feita com barricas, carros, portas, moveis, etc., para obstruir uma rua ou calçada.

Prorromper: manifestar-se de repente.

Doc 1 – Os fatos

“Cheio de apreensões e receios despontou o dia de ontem. [...] As arandelas do gás, tombadas, atravessavam-se nas ruas; [...] os vidros fragmentados brilhavam na calçada; paralelepípedos revolvidos, que serviam de projéteis para essas depredações, coalhavam a via púplica; em todos os pontos, destroços de bondes quebrados e incendiados, portas arrancadas, colchões, latas, montes de pedras mostravam os vestígios das barricadas feitas pela multidão agitada. [...] Muito cedo tiveram inicio os tumultos e as depredações [...] . Pela rua Senhor dos Passos, às 7 horas, numeroso grupo de mais de quinhentas pessoas desceu em direção à praça da República,prorrompendo em gritos hostis à política e à vacinação obrigatória e assaltando os bondes [...]. Foi grande o tiroteio que se travou, caindo logo ao chão, feridas e ensanguentadas, diversas pessoas.”

1) Pouco depois da aprovação da Lei da Vacina Obrigatória, a Revista da Semana trazia essa foto mostrando um bonde virado na Praça da República, no Rio de Janeiro, durante a Revolta da Vacina (novembro de 1904)

A) O que motivou essa revolta?

B) Qual foi a atitude do governo diante desse movimento popular?

Doc 2 – Expulsão dos pobres

2) Entre 1903 e 1906, o Rio de Janeiro passou por uma ampla reforma urbana, O desenho “Descendo o Castelo”, em 1905 (abaixo), refere-se ao morro do Castelo, arrasado para dar lugar à avenida Central, hoje avenida Rio Branco (foto do início do século XX, acima). Foi também nessa época que surgiram muitas favelas.

Foto do início do século XX, acima).

“Descendo o Castelo”, em 1905.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com