TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liberdade civil: Declaração 1789

Tese: Liberdade civil: Declaração 1789. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Tese  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

As Liberdades Públicas: a Declaração de 1789

Analise e debata a respeito dos textos, que tratam dos Institutos de Democracia no Brasil, a fim de percebermos como se daria a consulta popular que nosso Governo faria caso fôssemos votar pelo novo regime de governo, quer seja, o parlamentarismo.

.............................................................................................................

O plebiscito de 1993 mostrou que os 3 poderes que Governam o Brasil, Executivo, Legislativo, Judiciário, juntos representados por seus respectivos parlamentares norteados pela Constituição Federal, fizeram valer neste instrumento para re-avaliar a vontade da população com relação ao tipo de regime governamental através de um plebiscito.

No entanto, alguns politicos usaram de sua força parlamentar para podar ou ausentar a população de informação com objetivo de enfraquecer o adiversario politico.

Enfim, hoje em dia caso houvesse um novo plebiscito que fosse de interesse contrário ao regime atual de governo ou que afete diretamente os interesses político e até pessoal de algum político, certamente haveria uma união entre os partidos políticos que se utilizariam da massa de comunicação do governo para podar ou enfraquecer as informações que são destinadas a população, ou seja, de 1993 até os dias de 2012, dependemos dos políticos para governar o Brasil com a seriedade baseada em interesse.

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

A Magna Carta foi criada para os Ingleses ou declarados e considerados universal? Justifique sua resposta em um texto de, no máximo, 15 linhas:

.............................................................................................................

A Magna Carta foi criada em 15 de Junho de 1215 por Barões Ingleses, insatisfeitos com a gestão exercida pelo monarca Rei João. Seu principal objetivo era delimitar os poderes reais, garantindo algumas liberdades políticas, e concedendo garantias civis a igreja e a nobreza inglesa. Considera-se a Magna Carta o primeiro capitulo de um processo histórico que levaria ao surgimento do constitucionalismo. Porém devido ao seu conteúdo e a sua preocupação com direitos fundamentais, com o passar dos anos serviu de base para a declaração de direitos humanos e constitucionais de países mundo todo, sendo considerada, a primeira declaração histórica de direitos do homem reconhecida formalmente. Podemos afirmar que a Magna Carta é peça básica da constituição Inglesa, e de todo constitucionalismo, pois serviu de modelo, para as demais declarações. Esse fato não a torna universal, pois não foi declarada dessa forma. A carta consiste na enumeração das prerrogativas a todos os súditos da Monarquia.

...

Baixar como  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »