TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro Terra Sonambula

Por:   •  28/3/2016  •  Resenha  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 3

A historia começa com dois personagens, um velho, chamado Tuahir e outro bem mais jovem, Muidinga. O mais novo tinha uma doença quando bebê, e foi dado como morto, quando ia ser enterrado, Tuahir o salvou, e ao decorrer ensina ao garoto com falar, andar pensar tudo de novo.

No início, os dois viviam em um campo de refugiados (a historia se passa na guerra civil), e na verdade, ambos estavam tentando fugir, e assim se encontram em uma estrada desértica, até que encontram um machimbombo, que é um ônibus, que estava todo queimado, com vários corpos carbonizados e resolvem que ali é um bom abrigo.

Surgiu um problema, Muidinga não conseguia dormir,  pois havia corpos perto dele, então pede ajuda a Tuahir para enterra-los antes de poderem descansar. Quando procuram o lugar para poder enterrar os corpos, se deparam com outro corpo, recém- morto, que não estava queimado, morreu atingido por uma bala. Trata-se de um homem, que não sabem quem é, e que ao seu lado, há uma mala, nela tinha comida fresca, e também vários cadernos. O velho dá a ideia de queimar e fazer uma fogueira para se aquecer, mas o garoto não deixa.

Mais tarde, quando Muidinga não consegue dormir, pega os cadernos e começa a ler, ai percebe que sabe ler, pois com a doença,p ficou sem memória, e não lembra do seu passado mais distante, não lembrando de seus pais, da escola, da vida que tinha.

Lendo os cadernos, Muidinga e Kindsu fazem descobertas sobre si e sobre o local em que vivem, refletem sobre os conflitos no seu país, e também sobre questões como amor, medo, guerra, destino. Os cadernos narram acontecimentos da vida do chamado Kindsu, um moço que morava em um vilarejo, em Moçambique, onde a guerra civil já estava acontecendo, depois de uma série de perdas, resolve procurar um curandeiro, que diz que o jovem precisa partir para o mar e fugir do espírito do seu pai. Assim seu objetivo ao fugir, era se tornam um naparama, que era um guerreiro que combate a própria guerra. Só que ate conseguir tornar-se esse guerreiro, precisou-se passar e superar vários obstáculos, alem de resolver pendências com o fantasma de seu pai, passou por fome, desastres naturais, e uma burocracia muito forte, que era característica do governo que estava sendo criticado naquela época.

  E Assim, o livro está dividido entre esses dois “núcleos”: os dois viajantes e o viajante Kindzu. esses são os 3 personagens principais. Os demais personagens, acabam sendo mais momentâneos, ou seja, eles aparecem, e em dado momento desaparecem, morrem ou são deixados para trás. Só que os mesmos, sempre reaparecem, tanto em forma de lembrança, sonho ou memória.

Kindsu, ao decorrer da historia, se encontra com mais um objetivo, de encontrar Gaspar, filho de Farida, sua amada. Os demais detalhes, eu não contarei. Isso porque não quero estragar a surpresa.

Vivem diversas aventuras durante sua estada nos arredores do machimbombo o qual tornou-se abrigo dos dois, entre corpos carbonizados eles dormem, se protegem da chuva e das hienas..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com