TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Luta política e organizações que precederam a FRELIMO

Tese: Luta política e organizações que precederam a FRELIMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Tese  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  853 Visualizações

Página 1 de 4

As lutas Politicas e as organizações precedentes a FRELIMO

A Frelimo foi fundado em Dar-es-salaam na Tanzânia em 25 de Junho de 1962 quando três organizações nacionalistas de base regional a união democrática Nacional de Moçambique (UDENAMO), a Moçambique e African National Union (MANU), a maneira da KAMU da Quénia. A união Nacional Africana Nacional de Moçambique independente.

(UNAM) – fundiram-se em um movimento guerrilheiro de base ampla sobre os auspícios do presidente tanzaniano Julius Nyerere sobre a presidência do antropólogo Eduardo Chivambo Mondlane, a recém formada Frelimo, esta estabeleceu a sua sede em 1963 na cidade de Dar-es-Salaam. O reverendo Urias Simango foi o seu primeiro vice-presidente.

As lutas de libertação Nacional (1964-1974)

As guerras de libertação nacional correspondem a luta armada em prol da descolonização de uma nação. São caracterizada pela busca de auto determinação de um povo ou nação que busca se libertar de uma força política ou militar estrangeira, geralmente apresentada na forma colonial ou de invasão seguida de ocupação militar directa, no caso da ocupação militar, também é chamada de “guerra de resistência”, libertação nacional, alguma das quais são difíceis de se distinguir dos movimentos meramente separatista. A principal diferença está no facto de que os movimentos de Libertação Nacional aparece em áreas onde há claramente uma identidade nacional separada daquela do país que colonizou a região, ou seja, a pressupõe e existência de uma identidade nacional formado anteriormente ao (ou) do processo de ocupação colonial .

O inicio da guerra

A luta , armada, começou em manica e sofala por Samora machel . com o incio da luta armada de libertacao nacional na província de manica e sofala na presidente da frente liiiiiiiibertacao de Moçambique frelimo ,Samora machel ,dirigiu uma mensagem especial ao povo mocabicano e combatentes da organizacao , que posteriori mente foi puublicado em voz da revolucao de Junho Agosto de 1972, a seguir , a mensagem de machel .

Cumprindo a palavra de ordem da mensagem de 25 de Setembro do ano passado, as forças populares de libertacao de Moçambique iniciaram operacoes militares na província de Manica e sofala .a luta prossegue de acordo com o plano traçado nodi 25 julho atacamos diversos objectivos estratégicos nesta província.

Ao desencadearmos a luta em manica e sofala onde se encontra implantada uma fracca importante da comunidade portuguesa do nosso pais queremos reafirmar que a nossa luta não e contra ela , que a nossa vitoria so pode beneficiar os que vivem do trabalho honesto , s que sofrem da exploracao colonial e fascista.

O descurço de guerra

Do ponto de vista militar, o contingente militar português foi sempre superior durante todo conflito contra forças de guerrilha .embora em desvantagem das forças da frelimo sairam vitoriosos, apos a revolução dos escravos em Lisboa , em 25 de Abril de 1974, que acabou com o regime ditatorial em Portugal, Moçambique acabaria por obter a sua independência en Junho de 25 de 1975. A pós mais de 400amos da presença portuguesa nesta região de África.

Zonas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com