TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DESCRITIVO PARA SELEÇÃO AO MESTRADO EM AGRICULTURAS FAMILIARES

Por:   •  6/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.241 Palavras (9 Páginas)  •  5.910 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Federal do Pará

Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural

 Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável

 Campus Universitário do Guamá, Belém-PA,

MEMORIAL DESCRITIVO PARA SELEÇÃO AO MESTRADO EM AGRICULTURAS FAMILIARES

 

Apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas Mestrado em Agriculturas Familiares (MAFDS) da Universidade Federal do Pará, para o processo Seletivo de Candidatos para turma de 2013 de Mestrado em Agriculturas familiares e Desenvolvimento Sustentável.

 

Articular o passado historicamente não significa conhece-lo, “tal como ele propriamente foi”. Significa apoderar-se de uma lembrança tal qual ela cintilou no instante de um perigo (...) o perigo ameaça, tanto o conteúdo dado da tradição como aqueles que a recebem. Para ambos é um só e mesmo perigo: deixar-se transformar em instrumento da classe dominante. (...) Ora, dominantes do momento são os herdeiros de todos aqueles que uma vez venceram.

Walter Benjamin

Valdilei Gonçalves Santos

Rio Maria, 03 de novembro de 2013.

Sumário

Introdução        

1. Memorial        

2. Identificação        

3. Graduação e Pós-graduação        

4. Formação complementar        

5. Experiência didáticas Ensino Fundamental e Médio        

6. Experiências didáticas universitárias        

7. Congressos e seminários        

Introdução

Este Memorial apresenta minha trajetória, nas diversas fases de formação e atuação como profissional no âmbito das Ciências Humanas e aquelas fases em que tive e tenho que me proporciona adquirir experiências para minha jornada profissional.

Começo pela formação universitária em Licenciatura e Bacharel em História, no município de Tucumã, na Universidade Federal do Pará (UFPA) que me deu conhecimento e titulação para minha vida profissional como professor de História em escolas públicas, particulares e de Nível Superior. Abordo o crescimento intelectual com a realização da pós-graduação na Área da História (História econômica e Social da Amazônia) também pela Universidade Federal do Pará, UFPA. com o título: A intervenção do Estado na vida interiorana com as políticas públicas molda a vida dos interioranos, citadinos e destroem o meio ambiente no município de Rio Maria.  Sob a orientação do professor Doutor Willian Gaia Farias. Na sequência, relato alguns fatos considerados relevantes dos dezenove (19) anos de exercício do Magistério, a partir de 1983, comecei a trabalhar na Escola Estadual de 1º e 2º graus Aniceto Carlos Laranjeira, onde me formei no curso de Magistério no Sistema Modular de Ensino, hoje conhecido como SOME. Em seguida deixei de ser auxiliar administrativo para assumir salas de aulas nas escolas municipais e particulares de Rio Maria e municípios vizinhos. Dai para frente minha paixão se tornou grandiosa pela arte de ensinar e aprender principalmente por causa do meu curso de História que me levou entender um contexto que eu vivia desde 1979 e não tinha dado conta da sua grande importância para a nossa sociedade que é o campo e seus autores sociais.

Apresentar alguns dos fatos, considerados por mim como relevantes na trajetória de minha atuação profissional, me coloca diante de escolhas. A partir dessas escolhas, passo a abordar acontecimentos que ofereceram as condições, algumas subjetivas e outras objetivas, para que os fatos acontecessem como eu os vejo e narro. Assim, exponho alguns dos momentos de minha vida, considerando meu histórico e a base conceitual, que me formou durante todos estes anos. Seria mais simples apenas apresentar as informações gerais dos fatos. Mas, como isso aparece no “Curriculum Vitae”, escolhi narrar algumas das minhas experiências pessoais, outras envolvendo grupos de pessoas, amigos, conhecidos, colegas, afetos e desafetos, no movimento que transcorreu, através dos tempos, construindo minha trajetória de vida profissional.

1. Memorial

Pela primeira vez em minha vida escrevo um memorial. Desafio nada fácil. As etapas da minha vida estão circunscritas nas fases por que passam e passaram no meu cotidiano. Como Historiador, sei que é Impossível ser narrador à distância da minha própria trajetória de vida e intelectual. Descartada qualquer pretensão de objetividade imparcial, sinto que o maior desafio está em como falar de uma história heterogênea e muitas vezes complexam, como um linear arrolamento de participações e auxílios. Por isto, este memorial é literalmente produto de vontade de ser e de fazer expressão de emoções, e de vivência. Sem temer o convívio com os meus desejos e irrealizações, entrego-me com maior tranquilidade à tarefa de falar da interseção entre minhas memórias e o presente memorial.

2. Identificação

 Nasci em Minas Gerais em 11 de maio de 1971, na cidade de Itanhomi, resido hoje em Rio Maria na avenida 16 nº 963, centro. Filho de Clair dos Santos e Almerina Gonçalves dos Santos, agricultores que sempre teve a terra como seu ganha pão. Chegamos em Rio Maria Pará em 1979, cheio de esperança de conseguirmos um pedaço de terra, na verdade o que encontramos foi uma terra sangrenta onde a lei era ditada por aqueles que detinham o poder político econômico da região.

3. Graduação e Pós-graduação        

Iniciei os meus estudos em História na Universidade Federal do Pará em 2000. Os quatro anos que se seguiram ao meu ingresso foi um período muito difícil na minha vida não tinha bolsa de incentivo e o que eu ganhava como professor não dava para me sustentar e sustentar a minha filha de 2 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com