TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifesto Comunista-Cap1

Dissertações: Manifesto Comunista-Cap1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

Burgueses e Proletários. Entende-se por burgueses, a classe dos capitalistas modernos, proprietários dos meios de produção social e empregam trabalho assalariado; e por proletários, a classe dos trabalhadores assalariados modernos, que não tendo meios de produção próprios, são obrigados a vender sua força de trabalho para sobreviver.

A história de todas as sociedades que já existiram até hoje é a história de luta de classes, opressores e oprimidos sempre estiveram em constante oposição uns aos outros.

Surgida das ruínas da sociedade feudal, a moderna sociedade burguesa não eliminou os antagonismos de classe, apenas estabeleceu novas condições de opressão. Dos servos da Idade Média nasceram os moradores dos burgos das primeiras cidades; deles saíram os primeiros elementos da burguesia.

O modo de exploração feudal não mais atendia às necessidades que aumentavam com o crescimento dos novos mercados; a divisão do trabalho entre as diversas corporações desapareceu diante da divisão do trabalho dentro de cada oficina. O lugar da manufatura foi ocupado pela grande indústria moderna e essa criou o mercado mundial sedento de avanço econômico-político.

A burguesia moderna é o produto de um longo processo de desenvolvimento, de uma série de revoluções nos modos de produção e troca. Cada uma dessas etapa foi acompanhada por um progresso político correspondente. A burguesia, com o estabelecimento da grande indústria e do mercado mundial, conquistou finalmente o domínio político exclusivo no Estado representativo moderno. O poder político do Estado moderno nada mais é do que um comitê para administrar os negócios comuns de toda a classe burguesa.

A burguesia desempenhou um papel histórico revolucionário, onde quer que ela tenha conquistado o poder. Ela transformou atividades consideradas de veneração em atividades assalariadas, o médico, o poeta, o jurista, o padre, o homem da ciência; com o rápido aperfeiçoamento dos instrumentos de produção, a burguesia mudou radicalmente os variegados laços feudais, no lugar da exploração mascarada por ilusões políticas e religiosas colocou a exploração aberta.

A necessidade de mercados cada vez mais extensos para seus produtos impele a burguesia para todo o globo terrestre, submetendo o campo ao domínio da cidade, os povos camponeses aos povos burgueses; aglomerou a população; centralizou o poder nas mãos do Estado, como forma de melhor administrar os conflitos.

A classe burguesa se apropriou dos meios de produção, do poder político e concentrou a propriedade num domínio jamais visto na história. Subjugando forças da natureza, unificando as nações, as línguas, a moeda, fazendo com que a classe explorada começasse a identificar os seus exploradores, a classe burguesa se viu em paridade de desenvolvimento com a classe proletária.

Os “operários modernos” são a base formada e moldada pela própria burguesia para a sua derrubada. Os operários começam a formar coalizões contra os burgueses, reúnem-se para defender os seus salários. De tempos em tempos, os operários triunfam, mas é um triunfo efêmero. O verdadeiro resultado de suas lutas não é o resultado imediato, mas a união cada vez mais ampla dos operários, quando aí se formam os partidos políticos.

Aproveitando das constantes disputas internas da burguesia e da sua luta contínua contra a aristocracia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com