TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa Da Europa Antes Da 1 Guerra, Depois Da 1 Guerra E Divisão Bipolar

Casos: Mapa Da Europa Antes Da 1 Guerra, Depois Da 1 Guerra E Divisão Bipolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  2.426 Visualizações

Página 1 de 2

A Primeira Guerra Mundial terminou com a rendição da Alemanha.Após a rendição, a Alemanha(antigo Império Alemão) sofreu penalidades, essas penalidades estavam no Tratado de Versalhes. A Alemanha entrega partes de seu território à França(Alsácia-Lorena), à Bélgica, à Dinamarca e à Polônia. A Prussia oriental ficou separada da Alemanha por um “corredor polônes”. Além disso sua colônias foram divididas entre Inglaterra, Japão, Áustralia, Bélgica, Nova Zelândia e França. A região do Sarre, rica em carvão, ficaria em poder da França por 15 anos.

Além do Tratado de Versalhes, outros tratados também foram assinados e também fizeram mudanças nos territórios. Através destes tratados, desmembrou-se o Império Austro-Húngaro possibilitando o surgimento de novos países e o Império Russo desapareceu e em seu lugar surgiu a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Outros que desapareceram foram a Sérvia, a Bósnia-Herzegovina e Montenegro.

Em razão das mudanças provocadas pela guerra o mapa da Europa foi redesenhado e diversas regiões ganharam autonomia como a Polônia, a Iugoslávia, a Hungria, a Lituânia, a Tchecoslováquia, etc.

Anos depois o mapa europeu passou por novas mudanças devidas à Segunda Guerra Mundial.

Com o fim da segunda guerra mundial, o mundo tornou-se bipolar no sentido econômico, político e social, dividindo-se em socialista e capitalista, o lado capitalista liderado pelos EUA e o lado socialista pela URSS. Com esse novo modelo de organização global antigos regimes foram extintos ( nazi facismo , anarquismo) e então houve a construçao de uma democracia e de direitos civis trabalhistas.

A Europa era dividia por uma “cortina de ferro”, no lado ocidental ficavam os países capitalistas sob influência dos Estados Unidos, no lado oriental ficavam os países socialista sob influência da URSS. Além disso a Alemanha foi dividida em Alemanha Ocidental(capitalista) e Alemanha Oriental(socialista).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com