TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maria Quiteria

Artigos Científicos: Maria Quiteria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

Maria Quitéria

Como viviam as mulheres naquela época?

Elas não tinham nenhum direito civil, elas não podiam escolher seus próprios maridos, não votavam, não podia mostrar seu corpo. Usavam vestidos longos, não usavam calças, não iam à escola, viviam para cuidar da casa, dos filhos e do marido. E se cometesse adultério, a lei dava ao marido o direito de lavar a honra com sangue. Mas já enfrentava longas jornadas de trabalho e o desafio de chefiar uma família.

Como Maria Quitéria conseguiu entrar no Exército?

Maria Quitéria, quando muito jovem, não frequentou a escola regular, visto que esta estava restrita ao grandes centros urbanos, logo, ao contrário das jovens de sua época, aprendera a cavalgar, caçar e manusear armas de fogo, revelando assim, desde jovem seu espírito de luta. Seu pai não tinha um filho homem, então Maria Quitéria pediu que a deixa-se ir ao Exército pela Guerra da Independência contra os portugueses, todavia o pedido foi esquisitão. Em contradição a seu pai, Quitéria fugiu e ingressou na luta como o soldado Medeiros, que ganhou grande prestígio pelas vitórias. Terminada a guerra, Quitéria recebeu prestígios, logo após casou-se com seu noivo e teve uma filha. Concluindo: Portanto podemos dizer que ela revolucionou as mulheres, pois ela provou que as mulheres podem sim inclusive guerrear iguais os homens e inclusive fazer o que o que bem intender.

Como era sua farda?

Na condição de cadete, Quitéria envergava original farda azul com saiote, além de vistoso capacete com penacho e tinha a gola e os punhos da cor verde.

Quais foram as principais batalhas das quais ela participou?

Em 29 de outubro de 1822 ela lutou na defesa da Ilha de Maré, Maria Quitéria lutou também pela defesa da foz do Paraguaçu comandando um grupo de mulheres guerreiras, Depois de violentos combates, finalmente, a dois de julho de 1823, as tropas brasileiras marcharam vitoriosas pelas ruas de Salvador, com Maria Quitéria entre elas.

Quais eram os ideais que ela defendia?

As ideais que ela defendia foi quando, envolvida no ideal de liberdade que movia seus conterrâneos e atendendo aos pedidos da Junta Conciliadora de Defesa que convocou, pelo baixo efetivo, os habitantes da região para combater os portugueses, Maria Quitéria tomou a decisão de abandonar sua família. Depois de fugir de casa, e tendo em vista que mulheres não eram aceitas em diversas atividades, inclusive nas juntas militares, teve a ideia de se travestir de homem com um uniforme emprestado do cunhado.

Porque ela morreu esquecida e somente apos meio século sua imagem passou a ser valorizada?

Perdoada pelo pai, Maria Quitéria casou-se com o lavrador Gabriel Pereira de Brito, o antigo namorado, com quem teve uma filha, Luísa Maria da Conceição. Viúva mudou-se para Feira de Santana em 1835, onde tentou receber a parte que lhe cabia na herança pelo falecimento do pai no ano anterior. Desistindo do inventário, devido à morosidade da Justiça, mudou-se com a filha para Salvador, nas imediações de onde veio a falecer aos 61 anos de idade, quase cega, no anonimato. Os seus restos mortais estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com